24 setembro 2019

Projeto que declara castelo de Assis Brasil patrimônio cultural é aprovado na Assembleia gaúcha

Projeto de autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi que transforma castelo de Pedras Altas patrimônio cultural do Estado foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (foto divulgação)
O castelo de Pedras Altas, construído no início do século passado pelo ex-político, diplomata e agropecuarista gaúcho Joaquim Francisco de Assis Brasil, teve sua relevância histórica e cultura reconhecida pela Assembleia Legislativa gaúcha, que aprovou, hoje (24), por unanimidade dos presentes, projeto de autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT).



Segundo o parlamentar, o projeto visa a dar visibilidade a um símbolo icônico da história e da política gaúcha. “O castelo tem valor arquitetônico, mas tem maior valor cultural e histórico, porque foi ali que aconteceram fatos fundamentais da história gaúcha”, explicou.

A propriedade de Assis Brasil, que se localiza na cidade de Pedras Altas, na Campanha gaúcha, ainda se mantém como propriedade da família, mas já não está aberto a visitações públicas. “É uma pena a situação atual do Castelo”, lamenta Mainardi. “O estado precisa fazer alguma coisa para salvar essa preciosidade que temos. Queremos com este projeto, iniciar um movimento de resgate deste verdadeiro monumento que temos no Pampa”, disse.


O deputado aguarda a sanção do governador para sugerir um conjunto de iniciativas para a recuperação do Castelo e o aproveitamento de suas dependências como destino turístico, histórico e cultural da região da Campanha. 

Reportagem: João Ferrer/Especial C7
Data: 24/09/2019 18h34
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.