26 setembro 2019

Debates abrem Semana do Ministério Público de São Gabriel

Primeira noite da 4ª Semana do Ministério Público de São Gabriel foi aberta oficialmente pelo Procurador do MP-RS, Sílvio Miranda Munhoz, que falou sobre os equívocos e garantias que as leis acabam dando para permitir afrouxamento de punições diversas
Na noite de quarta-feira (25), foi iniciada a 4ª edição da Semana do Ministério Público de São Gabriel, evento promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP-RS) e o Curso de Direito da Urcamp São Gabriel. O evento foi aberto com a palestra do Procurador de Justiça do MP-RS, Sílvio Miranda Munhoz, sobre o tema "Cultura da improbidade, laxismo garantista e ideologização da estatística: os frutos dos equívocos de especialistas e outros leigos na segurança pública", onde ele criticou equívocos e erros nas leis penais brasileiras.



Bom público acompanhou a primeira noite do evento no Auditório do Campus II da Urcamp
O Procurador fez uma explanação dos erros de especialistas e leigos na segurança pública, que fazem com que as leis sejam ineficazes. Ele citou por exemplo, a Lei do Abuso de Autoridade, que segundo ele, "vai estimular a impunidade no país" e condenou o descaso do Estado no afrouxamento das leis penais, além de tocar na questão de que o cidadão é vítima de Democídio, ou seja, ele ser assassinado pelo Estado por esta ineficácia. Ele explicou também sobre o que é o Laxismo garantista, que nada mais é promover punições "benevolentes" e soluções absolutórias para transgressores das leis. O tema dividiu opiniões e gerou muitos questionamentos na primeira noite.


A segunda e última noite será nesta quinta-feira, 26 de setembro, a partir das 19h30, com palestra sobre "Direito penal criminoso: a revitimização e a sacralização dos direitos do réu", com o Promotor de Justiça do MP-RS, Ronaldo Lara Resende. O evento tem apoio do Ministério Público do RS, Fundação Escola Superior do Ministério Público e da Urcamp.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 26/09/2019 10h13
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.