Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

30 julho 2019

São Gabriel recebe a 4ª etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio

Auditório da New Life recebeu grande público para acompanhar a 4ª etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, realizada na tarde desta terça-feira em São Gabriel
São Gabriel recebeu na tarde desta terça-feira (30), a 4ª etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, promovido pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA) em parceria com lideranças locais. O evento foi promovido localmente pelo advogado agrário e do agronegócio Guilherme Medeiros em parceria com a New Life e com apoio de várias entidades, além do patrocínio do Sicredi. Um grande público se fez presente ao evento.



Público presente lotou o auditório e acompanhou atentamente as palestras

Prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, saudou os presentes e fez a abertura do evento

José Eustáquio fez a abertura oficial das palestras com o tema Agricultura e Sustentabilidade Ambiental
A abertura foi a cargo do Diretor de Programa na Secretaria Executiva do MAPA, José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, representando Marcos Montes Cordeiro, Secretário-Executivo da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o tema "Agricultura e Sustentabilidade Ambiental", para os presentes.

O professor Júlio Barcellos abriu a etapa local. Doutor em Zootecnia (UFRGS), Coordenador do NESPRO - Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da UFRGS, ele tratou em sua exposição sobre o Cenário do Agronegócio – Gestão da Propriedade – Como melhorar os resultados da Pecuária. Para Barcellos, a nova realidade dos negócios do Agro frente aos acordos comerciais e aos mercados consolidados que aumentam suas demandas irão possibilitar a recuperação da renda do setor. "Para isto, fazer o que estamos fazendo não será mais suficiente. Inovar produtos e processos, incluindo uma gestão mais profissional e com foco nos resultados será necessário", destacou.

Na terceira e última exposição, foi a vez do advogado especialista em causas agrárias Valtencir Kubaszwki Gama, sobre o tema "Futuro do 2,4-D no Agronegócio". Para o especialista em Direito Agrário e Ambiental aplicado ao Agronegócio (I-UMA), o uso do de agroquímicos na cadeia produtiva sempre foi destaque na pauta do agronegócio. Atualmente a questão do 2,4-D ganha relevo especialmente em face das notícias de implicações negativas na produção de olivas, uvas e frutas em geral.

“De um lado, viticultores e fruticultores têm alegado que a deriva do 2,4-D atinge os parreirais e pomares causando graves prejuízos, podendo resultar até em eventual impedimento a continuidade dessas culturas” ponderou Gama. “Por outro lado, produtores de soja defendem o herbicida em tela e questionam a alegação de deriva, argumentando, entre outros pontos, que a restrição de uso do 2,4-D causaria um aumento significativo no custo de produção quase que inviabilizando a lavoura de soja” exemplifica.

Gestão da Propriedade e da Pecuária foi o tema da exposição de Júlio Barcellos

Encerrando, Valtencir Gama falou sobre a polêmica do uso do 2,4-D na cadeia produtiva e soluções para amenizar este uso
Conforme Valtencir Gama, o objetivo da palestra será analisar a origem dessa polêmica, bem como o que já aconteceu em termo de audiências públicas, manifestações governamentais e proposições jurídicas, visando fazer uma previsão do que poderá ser o futuro do 2,4-D no agronegócio gaúcho.

Esta etapa, que era regional contou com o patrocínio do Sicredi, parceiros locais do município, New Life Educação, Secretaria de Turismo, Indústria e Comercio, Sindicato Rural, Associação Comercial e Industrial - ACI, Câmara de Dirigentes Lojistas  – CDL, Sindicato Rural, apoio institucional da EMATER/RS, EMBRAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Câmaras Setoriais e Temáticas, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e FEPAM, Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios, OCERGS, TECNOSINOS, Sindicato Rural de São Gabriel, UBAU, mídias parceiras o Portal Direito Agrário, Portal Direito Ambiental, Portal AGROLINK, REVISTA AGRODBO e a Organização Local com o Escritório Guilherme Medeiros Advocacia Agrária do Agronegócio e Ambiental.

Confira como foi a transmissão do evento, feita pelo Caderno7:



Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 30/07/2019 22h14 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.