Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

19 julho 2019

A primeira vinda de Luiz Marenco a São Gabriel como deputado estadual

Luiz Marenco esteve participando como músico e deputado estadual nesta quinta-feira em São Gabriel 
Pela primeira vez após ter sido eleito deputado estadual pelo PDT, o cantor Luiz Marenco esteve presente à 1ª Mostra Cultural em homenagem a Edilberto Teixeira e Gaspar Machado, e destacou a satisfação de estar em São Gabriel. Marenco, que deu entrevista exclusiva ao site Caderno7, destacou que o município pode contar com seu trabalho, voltado principalmente para o desenvolvimento da cultura e educação, além de iniciativas que beneficiem os gaúchos, além da recordação dos trabalhos com os poetas. Ao mesmo tempo que segue sua agenda de shows, Marenco também tem ativa vida política e parlamentar.



Marenco, que já se apresentou várias vezes em São Gabriel, lembrou que sua primeira apresentação foi na 4ª Estância da Canção Gaúcha que foi justamente no CTG Tarumã e era parte das provas da Reculuta Municipal. "Viemos aqui como deputado, mas também dando nossa colaboração para esta homenagem a estes grandes nomes que foram o Edilberto e o Gaspar Machado, a convite de amigos como o Rogério (Melo), Jorginho (Teixeira) e o André (Teixeira). Interpretei muitas composições do Gaspar em festivais e recentemente, uma do Edilberto no recente álbum do André, é uma satisfação participar deste evento, com tantos amigos que temos aqui em São Gabriel", frisou.

O deputado destacou que sua missão no parlamento é criar projetos para incentivar a educação e a cultura no Estado, assim como demais projetos que beneficiem os gaúchos. "Estamos no parlamento para ajudar o desenvolvimento da cultura e da educação, que estão agonizando e precisam ser valorizados, como nosso partido defende. Não só eu, mas entramos junto com vinte e sete novos deputados, vamos lutar para melhorar coisas boas que já existem, fortalecer estas áreas porque queremos deixar boas heranças para as próximas gerações", afirma.

Marenco disse que não só os gabrielenses como os gaúchos podem esperar bons serviços em seu mandato e que já apresentou vários projetos que estão em tramitação, como por exemplo, um projeto para facilitar patrocínios pela Lei de Incentivo à Cultura e um que permita reaproveitamento de alimentos. "Propus alterações no Pró-Cultura, para que projetos de até R$ 1 milhão aprovados pelo Sistema LIC destinem 10%, e não mais os 25% atuais, ao FAC – Fundo de Apoio à Cultura, ampliando assim a produção e circulação de eventos e atividades artísticas no Estado. Tenho a cultura como prioridade do mandato, pois sei que é um investimento que retorna para a sociedade, não só economicamente como também em bem-estar social. A cultura é transformadora, promove a inclusão, e precisa de investimentos", asseverou.

Outro projeto que foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia e que deverá seguir à votação é o que autoriza o reaproveitamento de sobras e excedentes de alimentos para doação à entidades públicas ou privadas que atendam pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade social, o que atualmente não é permitido devido à rigidez da legislação. “É preciso que a legislação evolua, que o rigor seja reduzido, sem perder a segurança alimentar. Não é minimamente aceitável que haja tanta gente passando fome, tanta gente comendo restos retirados do lixo, enquanto toneladas de alimentos são colocadas fora todos os dias no nosso Estado. É uma questão de humanidade e respeito ao próximo. Precisamos agir para mudar essa realidade e permitir que aquele que têm vontade e possibilidade de contribuir para matar a fome de outro gaúcho(a) possa fazer isso sem medo de ser punido pelo seu senso de responsabilidade social”, afirma Marenco.

Por fim, Marenco falou do atual projeto que prevê a desobrigação de uso de farda por policiais e bombeiros e viagens e que está em análise nas comissões da Assembleia. Atualmente, os policiais tem que viajar fardados para poder usufruir da gratuidade em viagens nos ônibus intermunicipais. "Um policial que viaja fardado, acaba sendo alvo de violência, assim como a todos em seu redor. No nosso entender, o benefício não pode representar um risco de vida para esses trabalhadores", acrescentando que é uma antiga demanda das associações representativas da Brigada Militar e dos Bombeiros Militares, que alegam que esses servidores são constantemente vítimas de violência quando estão fora de serviço e que a lei, como é hoje, os torna alvos para os bandidos mais audaciosos. "Com essa facultação, situações podem ser resolvidas ao longo da viagem, sem colocar ninguém em risco ou logo após que o policial desembarca", explicou.


Por fim, Marenco agradeceu o carinho dos gabrielenses e se coloca à disposição de todos. "Certamente, meus irmãos, esperamos a todos na Assembleia Legislativa e por onde andarmos pelo Rio Grande, ouvindo as necessidades do nosso povo e buscando melhorar a vida de todos", finalizou.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 19/07/2019 10h01 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.