![]() |
Vacina contra a Gripe está disponível a toda população a partir desta segunda-feira (foto ilustrativa) |
A liberação do Ministério da Saúde foi anunciada na sexta-feira - antes, somente os chamados grupos prioritários poderiam se vacinar. O Secretário afirmou que sem esta liberação, não era possível chamar a comunidade para a vacinação.
Os índices de vacinação até o momento são os seguintes: crianças, 70,93%; gestantes, 73,72%; trabalhadores da saúde, 89,22%; puérperas (mulher que deu a luz recentemente), 71,84%; idosos, 89,63% e doentes crônicos (respiratórios, cardíacos, renais, diabéticos, hepáticos, obesos, transplantados, imunossupressão e portadores de trissomias, como down, entre outros), 64,95%, também preocupante. O único grupo que atingiu a meta foram o dos professores, que registrou 106,97% de vacinação.
Os dois casos que estavam sob suspeita e que formam confirmados, um deles era com o vírus H1N1 e o outro, uma mutação que era o H3N2 e a pessoa tinha se vacinado. É um motivo a mais para a população buscar os postos para poder se vacinar. "Não sabemos ainda se o Ministério da Saúde dilatará o prazo, mas acreditamos que ocorra, mas mesmo assim, pedimos à comunidade que procure os postos de saúde para fazer a vacina, que está à disposição para os grupos indicados", explicou.
Além do horário normal das Unidades Básicas de Saúde (UBS), quatro delas estão funcionando até às 20 horas para vacinação, principalmente quem não puder ir durante o dia por conta do trabalho: CAIC, Zona Oeste, Brandão Júnior e a Central, que fica em frente à Santa Casa de Caridade. "Agora a comunidade pode procurar os postos para se vacinar, ainda mais que temos três casos confirmados na cidade. A prevenção é a melhor arma", finalizou Coirolo.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 03/06/2019 09h12
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com