Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Solenidade da Chama Crioula da 18ª RT é divulgada em São Gabriel

Colégio Perpétuo Socorro, 110 anos de história a serviço da educação

Papelaria Saldanha agora em novo endereço

Vem aí a CVC em São Gabriel, a partir de 3 de junho

Inaugura nesta quinta em São Gabriel Lojão dos 10 Reais

Inscreva-se para o Vestibular de Inverno da Urcamp - aproveite as oportunidades

More com conforto no Hotel Obino de São Gabriel. Saiba mais!

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

Faça sua Pós-Graduação na Unopar

Jogue Limpo com a sua Cidade - Prefeitura de São Gabriel

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Sicredi Pampa Gaúcho - Juntos geramos desenvolvimento para todos

Dra. Namiriane Müller Leal - Cirurgiã-dentista

Dra. Marcele Camponogara - Odontologia e Estética

Participe das aulas de musicalização com as Tolerantes

Solenidade da Chama Crioula da 18ª RT é divulgada em São Gabriel

Júlia Azambuja, que está coordenando evento em Candiota, esteve em visita à Secretária Juliana Medeiros e autoridades tradicionalistas para convidar entidades locais para participar do evento marcado para setembro
A Chama Crioula da 18ª Região Tradicionalista terá seu acendimento oficial em Candiota, a Capital do Carvão, em 1º de setembro. Uma série de atividades marcará ese acontecimento, que terá sua maior parte da programação no Marco do Seival, que fica a 7 quilômetros da BR-293. A programação está sendo divulgada nos municípios que compõem a 18ª RT e nesta quarta-feira (12) foi a vez de São Gabriel ser visitada.



As visitas estão sendo feitas pela Coordenadora de Tradicionalismo do município, Júlia Graziela Azambuja na região, que juntamente com o diretor campeiro da região, Márcio D'Ávila e a vice-coordenadora  Cátia Cavalheiro, se reuniram com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juliana Medeiros, para fazer o convite para que São Gabriel participe das festividades com suas entidades e tradicionalistas. O patrão da Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM), Cezarino Moreira, também participou da reunião.

Júlia explicou que as comemorações, que tem total apoio da Prefeitura de Candiota e são organizadas pelas entidades e a Associação de Cavaleiros do município, terão começo com a busca da chama do Estado em Tenente Portela. "Queremos resgatar a história do tradicionalismo e dar visibilidade a um fato histórico, envolvendo para isso toda a região", afirmou. O evento

A ideia é que, no dia 17 de agosto, na cidade de Tenente Portela, a 18ª RT, com sua comitiva, acenda a centelha da chama oficial do Rio Grande do Sul e à transporte para Candiota, onde ficará de 18 a 23 de agosto, com programação entre as entidades tradicionalistas do município. Em sua chegada, ela estará no evento "Pago em Dança", marcado para 18 de agosto no CTG Candeeiro do Pago e que cuja etapa será parte do Circuito Artístico da 18ª RT.

No dia 23 de agosto, por meio da Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC), a chama oficial será conduzida para a cidade de Caçapava do Sul, por ser considerada a 2ª Capital Farroupilha. Já no dia 25 de agosto, a ACC parte em direção ao Marco do Seival, com previsão de chegada para dia 31 de agosto, com cerimônia de geração da chama da Proclamação da República Rio-grandense.

De acordo com o divulgado, no dia 1º de setembro, acontecerá a fusão da centelha da chama crioula oficial do RS com a chama da Proclamação da República Rio-grandense, às 9h, no marco de Seival, ato seguido pela distribuição de chama para 18ª Região. Para concluir, do dia 1º ao dia 10 de setembro, as cidades deverão agendar o seu acendimento, finalizando as atividades no dia 11, com a distribuição da chama em Candiota.


Os envolvidos deverão fazer São Gabriel ser representada e desde já, se colocaram à disposição.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 12/06/2019 12h36
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: