Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

21 junho 2019

Regionalismo com Dorotéo Fagundes

Dorotéo Fagundes
Colunista do site

CONFIRMADA A 27ª CAVALGADA FARROUPILHA
O Instituto Cavaleiros Farroupilhas, consolidou a próxima edição do tradicional evento, para fundar a rota de turismo histórico e produzir o filme documentário GENERAL CANDOCA, rememorando o movimento revolucionário constitucionalista de 1932. Os Cavaleiros Farroupilhas da atualidade, que já criaram 26 rotas turísticas culturais em níveis estadual, nacional e internacional, compondo 11 filmes documentários sobre a vida dos homenageados, em setembro próximo trarão em cena o que aconteceu no palco da Batalha do Fão, na hoje cidade de Progresso, antes linha divisória dos municípios de Lajeado e Soledade.



Realmente será uma façanha cavalgar nesse vale, que guarda tal episódio de grande relevância, à história política brasileira da década de 30.

A 27ª Cavalgada Farroupilha, ligará Lajeado, Progresso e Soledade, em 110 quilômetros, que no meio do trajeto, tem o local do embate e o cemitério dos que por lá tombaram, nessa peleia feia, que de um lado apoiava o levante paulista para depor Getúlio Vargas, (que governava sem constituição), e de outro lado, contra a visão revolucionária.

Hoje, está claro que o General Candido Carneiro Junior, que era maragato,  foi simpático ao getulismo, mas que convencido pelos partidos Republicano e Libertador de Progresso, Pouso Novo, Marques de Souza, Lajeado, Muçum e Encantado, aceitou comandar essa escaramuça que teve fim trágico aos insurgentes, porque os governistas conseguiram neutralizar a entrega das armas que viriam a força rebelde, que chegou a ter 600 inscritos, mas que apenas 60 homens guerrearam e seis morreram no combate do Fão.

Nenhum ser consciente na atualidade, concorda que uma nação deva ser regida sem uma constituição, por isso e justamente quando o Brasil vai mostrando ser um estado democrático forte, metendo gente graúda na cadeia, por ladrões, a Revolução Constitucionalista que fará em setembro 87 anos, merece ser e lembrada, homenageada, cultuando os bravos que morreram lutando e os que depois já se foram naturalmente, mas deixaram o legado republicano, democrático, encravado na Vale do Taquari, aonde o murmuro das águas correntes do Rio Fão, leva essa mensagem a todo mundo quando desagua no mar.

Para pensar: Não tem luta justa que não valha a pena enfrentar!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.