Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

04 junho 2019

Massacre da Praça da Paz Celestial completa 30 anos

Massacre da Praça da Paz Celestial completa 30 anos; momento mais emblemático dos protestos foi registrado por Jeff Wiedner, onde um homem que não se sabe sua identidade e paradeiro até hoje, parou coluna de tanques que participaram de repressão violenta a estudantes que pediam mudanças na política chinesa e que resultou em centenas de mortes (foto Jeff Wiedner/Associated Press)
Um protesto que durou mais de quinze dias e foi reprimido violentamente, tendo suas consequências trágicas ocultadas para o resto do mundo completa três décadas nesta terça-feira. O Massacre da Praça Tiananmen, ou Praça da Paz Celestial, em Pequim, completa 30 anos, onde após dias de protesto onde cerca de 5 mil manifestantes, a sua maioria estudantes, pedia mudanças no governo chinês, comandado pelo Partido Comunista, considerado corrupto e repressivo.



Os protestos que abalaram Pequim e dezenas de outras cidades na primavera e no verão de 1989 foram desencadeados após a morte, em abril, do líder marginalizado do Partido Comunista Hu Yaobang, defensor do liberalismo econômico e político. Todos estes queriam liberdade na China, o que foi reprimido violentamente. Estima-se que milhares de estudantes foram mortos no dia chave dos protestos, em 4 de junho.

Em 20 de maio, o governo declarou a lei marcial e, na noite de 3 de junho, enviou os tanques e a infantaria do Exército à praça de Tiananmen para dissolver o protesto. As estimativas das mortes civis variam: 400 a 800 (segundo o jornal estadunidense The New York Times), 2600 (segundo informações da Cruz Vermelha chinesa) e sete mil (segundo os manifestantes). O número de feridos é estimado em torno de sete mil e dez mil, de acordo com a Cruz Vermelha. Diante da violência, o governo empreendeu um grande número de arrestos para suprimir os líderes do movimento, expulsou a imprensa estrangeira e controlou completamente a cobertura dos acontecimentos na imprensa chinesa. A repressão do protesto pelo governo da República Popular da China foi condenada pela comunidade internacional.

A foto mais emblemática desta tragédia é de um homem que até hoje não foi identificado e que pára uma coluna de tanques que se deslocava da Praça em 5 de junho, pelo fotógrafo Jeff Wiedner, da Associated Press. Não se sabe o que foi feito dele - muitos dizem que ele foi morto após ser retirado dali, outros que ele foi levado para fora do país e nem sua real identidade. O "rebelde desconhecido" foi eleito pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do Século XX.


Mas a China, mesmo com o modernismo e o crescimento econômico, ainda vigia a liberdade de expressão e "apaga" qualquer registro do massacre, além de punir severamente quem divulgar alguma referência no país asiático. Mas fica o registro para mostrar a importância de vivermos em uma democracia.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Wikipédia 
Data: 04/06/2019 10h53 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.