![]() |
Por vários dias, gabrielenses conviveram com o medo da gripe A, tendo que usar máscaras nas ruas, em junho de 2009 (foto Fernando Gomes/Zero Hora) |
Situação de São Gabriel motivou vinda do então Secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra e comitiva ao município |
Em entrevista ao site Caderno7 na manhã desta quarta-feira, o Prefeito Rossano Gonçalves lembra das medidas tomadas na época e seu legado para a saúde. "Lembro como se fosse hoje, como impactou, foi um caso que nos fez agir dentro dos protocolos do Ministério da Saúde, mas fomos além de como proceder. Agiu-se firmemente, as pessoas não entenderam o porque da severidade na época, mas desta forma, conseguimos conter a disseminação dos casos, com êxito", frisando que na época, a Prefeitura e a Secretaria da Saúde estavam instruídas. A medida gerou críticas na época, mas depois foi reconhecida pelos órgãos de saúde do Estado e País. O Prefeito ainda lembra que municípios que não adotaram medidas similares, acabaram tendo surtos mais graves e com óbitos.
"O legado que ficou foi a necessidade de prevenção, as vacinas e também a importância de que a comunidade possa se vacinar sempre para prevenir a gripe, esperamos que não se repita; mas se vier a acontecer, já estamos preparados", finaliza Rossano. O caso mais grave da gripe A foi de uma jovem que na época tinha 14 anos e ficou internada por longo tempo em Santa Maria, mas conseguiu se recuperar e hoje leva uma vida normal.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 26/06/2019 09h28
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com