Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Em busca do ENART, Invernada "Os Carreteiros" apresenta seu tema anual

Colégio Perpétuo Socorro, 110 anos de história a serviço da educação

Garupa São Gabriel - Tá aqui do lado

Papelaria Saldanha agora em novo endereço

Vem aí a CVC em São Gabriel, a partir de 3 de junho

Inaugura nesta quinta em São Gabriel Lojão dos 10 Reais

Inscreva-se para o Vestibular de Inverno da Urcamp - aproveite as oportunidades

More com conforto no Hotel Obino de São Gabriel. Saiba mais!

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

UNOPAR é a sua escolha para o futuro

Renegocie suas dívidas judiciais com a Prefeitura com o REFIS Judicial

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Sicredi Pampa Gaúcho - Juntos geramos desenvolvimento para todos

Dra. Namiriane Müller Leal - Cirurgiã-dentista

Dra. Marcele Camponogara - Odontologia e Estética

Participe das aulas de musicalização com as Tolerantes

Em busca do ENART, Invernada "Os Carreteiros" apresenta seu tema anual

Estreia do tema anual aconteceu neste sábado, no CTG Caiboaté, onde Os Carreteiros homenageiam Talco Cardoso
O CTG Caiboaté ficou lotado na noite deste sábado (1º) para a estreia da Invernada Adulta "Os Carreteiros", que busca a classificação para o ENART 2019, a ser realizado em novembro na cidade de Santa Cruz do Sul. O grupo apresentou o tema deste ano, que homenageia e conta a história de um dos bandoleiros mais temidos durante a primeira metade do Século XX na região, Tarquino Cardoso, conhecido como Talco Cardoso.




Sede social da entidade ficou lotada para conferir a estreia do tema do grupo, que busca o ENART neste ano
A coreografia mostra o que foi Talco Cardoso, retratado como bandido e que na pesquisa realizada pelo grupo, mostrou que ele foi na realidade também um "Robin Hood dos Pampas", ajudando os mais pobres em uma época que a desigualdade social reinava na Campanha e poucos tinham acesso à qualidade de vida e dignidade.

Os integrantes encarnaram a vida de Talco, incorporando o papel dos "Matreiros", como eram os homens campeiros que agiam independentemente da justiça e lei. A noite ainda teve antes, um jantar campeiro e logo após a apresentação, baile com o grupo MasQueTal. A meta é passar na Regional e depois na Interregional do ENART, que ocorrerá em setembro em Santo Ângelo.

O grupo tem como instrutores Rafael Machado e Tayara Carús, coreografia de Gilmar Caetano Rocha e Gabriel Paez e a música a cargo de Jadson Aquino e Edu Nogueira. O jantar-baile levou um grande público ao Caiboaté, que prestigiou a Invernada que mais uma vez, tentará classificação ao maior evento das artes gaúchas no final do ano.

Os Carreteiros defenderão o Caiboaté na busca para a classificação do maio encontro de artes gaúchas do Estado, que ocorre em novembro em Santa Cruz do Sul
Quem foi?
Nascido em 1916, Tarquino Cardoso ou "Talco", é considerado o maior bandoleiro que São Gabriel já teve. Foi considerado um dos mais temidos que andava entre Rosário do Sul e Uruguaiana, com roubos de gado junto de seu bando, chamado de "Matreiros" e ajudava os mais necessitados.

Era odiado pelos estancieiros da época, temido por policiais e adorado pelas populações mais pobres, especialmente as ribeirinhas. Na sua vestimenta, usava sempre um lenço de pescoço, parecia de seda em xadrez azul e branco.

Liderava os "matreiros", que eram os homens campeiros mais valentes, rebelados contra a justiça e a lei. "Talco" e os "matreiros" não eram criminosos comuns, não aceitavam as regras impostas pela sociedade da época nem a imposição do modernismo e da evolução.


O grupo de Talco também era contratado por estancieiros em troca de serviços. Acabou morto por traição - ferido mortalmente pelas costas por Jorge Locatelli, companheiro nas ações de roubo de gado, em 1955 e virou lenda.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 02/06/2019 12h08
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: