![]() |
Reitora da Urcamp e presidente da FAT, Lia Quintana, cumpriu agenda em Brasília e Porto Alegre (foto divulgação) |
Em Brasília, a reitora da Urcamp representou o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas ao lado da PUCRS, Unisinos, Unilasalle e Unisc, no 8º Fórum de Reitores do CRUB. O evento teve a conferência de abertura ‘A autonomia Universitária e os desafios da sua efetividade’, com o Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal – STF; moderador: reitor Benedito Guimarães Aguar Neto (UPM) – Presidente do CRUB. Logo após, iniciaram os Painéis, com término ao final da tarde. Os temas abordados foram: ‘Realidade e Perspectivas para o Ensino Superior: O Olhar do CNE’, com o Conselheiro Antonio de Araújo Freitas – Presidente da Câmara de Educação Superior do CNE; ‘O contexto internacional e as novas políticas para o fortalecimento da pós-graduação’, com a professora Sônia Bao – Diretora de Avaliação e Presidente substituta da Capes, professora Zena Martins – Diretora de Programas e Bolsa da Capes, e professor Mauro Rabelo – Diretor de Relações Internacionais da Capes; ‘Desafios e perspectivas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil’ - Astronauta Marcos Pontes – Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); e Encaminhamento com o tema ‘As propostas do CRUB para uma nova política educação’.
Ainda em Brasília, Lia Quintana foi recebida pelo coordenador da bancada Gaúcha, deputado federal Giovane Cherini, e pelo deputado federal Marcelo Moraes. As agendas foram acompanhadas pelo reitor da Unilasalle, professor Paulo Fossati; e pelo professor Vilmar Thomé, representante da Unisc. Também pela Urcamp, esteve presente o Gerente Financeiro Sebastião Kaé.
Na Capital Gaúcha, a agenda foi com a Diretoria do Comung – Gestão 2018/2020 -, composta pela presidente Carmen Lúcia de Lima Helfer (reitora da Unisc), 1º vice-presidente Evaldo Antonio Kuiava (reitor da UCS), 2ª vice-presidente Lia Maria Herzer Quintana (reitora da Urcamp); secretário Cleber Cristiano Prodanov (reitor da Feevale) e tesoureira Cátia Maria Nehring (reitora da Unijuí). A primeira reunião foi junto ao deputado Fábio Branco, que entregou convite aos reitores para o lançamento da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece no dia 17 de junho. Foi agendado, ainda, uma reunião com o deputado Gabriel Souza, referente ao lançamento da Frente Parlamentar em defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias do RS. E encontro com o deputado Issur Koch, vice-presidente da Comissão de Educação.
A partir das 15 horas, a agenda da Comitiva do Comung foi com o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O objetivo do encontro foi a apresentação do Comung e a apresentação do Programa de Formação continuada para professores da educação básica no contexto da BNCC e do RGC e das escolas no RS. A reunião foi acompanhada pelo professor Gabriel Grabowiski, da Feevale, e pelo deputado Luiz Henrique Viana.
Reportagem: Jéssica Pacheco/Ascom Urcamp
Data: 30/05/2019 18h41
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com