08 maio 2019

Festejos Farroupilhas homenagearão Paixão Côrtes em 2019

Presidente do MTG, Nairo Callegaro (c), se reuniu com representantes da Secretaria Estadual da Cultura para oficializar o tema dos Festejos Farroupilhas de 2019, que homenagearão Paixão Côrtes (foto divulgação MTG)
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, reuniu-se na manhã de quarta-feira, dia 8 de maio, com representantes da Secretaria da Cultura, em encontro coordenado pela Secretária Beatriz Araujo. A reunião aconteceu na sede da Secretaria, 10º andar do CAFF, e teve, na pauta, a oficialização do tema dos Festejos Farroupilhas de 2019, que será “Vida e obra de Paixão Côrtes”.



Nairo Callegaro também foi escolhido presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2019. O vice é Itamar Baptista Chagas, representante da Famurs. Estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Estadual de Educação, Casa Civil, Secom, IGP, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, além de Famurs e MTG.

Segundo Callegaro, a homenagem a Paixão Côrtes como tema dos festejos é pertinente e fundamental neste momento. “Temos em Paixão uma grande inspiração de como viver o tradicionalismo gaúcho, com simplicidade e autenticidade, apegados a nossas origens”, afirma.

Saiba mais
Natural de Santana do Livramento, o compositor, folclorista, radialista e pesquisador da cultura gaúcha João Carlos D'ávila Paixão Côrtes era engenheiro agrônomo, mas dedicou-se à pesquisa da cultura, hábitos e costumes populares do RS. Tornou-se símbolo de Porto Alegre ao servir de modelo, em 1954, para a Estátua do Laçador, do escultor Antônio Caringi. Em 2017, o folclorista anunciou seu afastamento da vida pública.


Ele resgatou a cultura gaúcha e os símbolos do gauchismo, a Chama Crioula (criada em 1947, como uma extensão da Chama da Semana da Pátria), o Desfile dos Cavalarianos, a Ronda Crioula (que, nos anos 1960, deu origem à Semana Farroupilha), e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, criado em 1948 com o nome de 35, por Côrtes, Barbosa Lessa, Glauco Saraiva e Hélio José Moro. Faleceu em 27 de agosto de 2018, após complicações advindas de uma fratura no fêmur.


Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do MTG 
Data: 08/05/2019 18h06
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.