Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Festejos Farroupilhas homenagearão Paixão Côrtes em 2019

Prestigie o Jantar De Mãos Dadas, da Despertar e Voluntárias do Lar São João

Vem aí a Festa Junina da Pró-Down em São Gabriel. Participe!

	
Vem aí a semana do aniversário da Grazziotin. Confira as promoções

Inscreva-se para o Vestibular de Inverno da Urcamp - aproveite as oportunidades

Penha de Troca da Patronagem - CTG Plácido de Castro - 25 de maio

Prestigie a reinauguração da Cremolatto em novo endereço no Calçadão de São Gabriel

More com conforto no Hotel Obino de São Gabriel. Saiba mais!

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

Faça sua Pós-Graduação na Unopar

Jogue Limpo com a sua Cidade - Prefeitura de São Gabriel

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Sicredi Pampa Gaúcho - Juntos geramos desenvolvimento para todos

Dra. Namiriane Müller Leal - Cirurgiã-dentista

Dra. Marcele Camponogara - Odontologia e Estética

Participe das aulas de musicalização com as Tolerantes

Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Festejos Farroupilhas homenagearão Paixão Côrtes em 2019

Presidente do MTG, Nairo Callegaro (c), se reuniu com representantes da Secretaria Estadual da Cultura para oficializar o tema dos Festejos Farroupilhas de 2019, que homenagearão Paixão Côrtes (foto divulgação MTG)
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, reuniu-se na manhã de quarta-feira, dia 8 de maio, com representantes da Secretaria da Cultura, em encontro coordenado pela Secretária Beatriz Araujo. A reunião aconteceu na sede da Secretaria, 10º andar do CAFF, e teve, na pauta, a oficialização do tema dos Festejos Farroupilhas de 2019, que será “Vida e obra de Paixão Côrtes”.



Nairo Callegaro também foi escolhido presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2019. O vice é Itamar Baptista Chagas, representante da Famurs. Estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria Estadual de Educação, Casa Civil, Secom, IGP, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, além de Famurs e MTG.

Segundo Callegaro, a homenagem a Paixão Côrtes como tema dos festejos é pertinente e fundamental neste momento. “Temos em Paixão uma grande inspiração de como viver o tradicionalismo gaúcho, com simplicidade e autenticidade, apegados a nossas origens”, afirma.

Saiba mais
Natural de Santana do Livramento, o compositor, folclorista, radialista e pesquisador da cultura gaúcha João Carlos D'ávila Paixão Côrtes era engenheiro agrônomo, mas dedicou-se à pesquisa da cultura, hábitos e costumes populares do RS. Tornou-se símbolo de Porto Alegre ao servir de modelo, em 1954, para a Estátua do Laçador, do escultor Antônio Caringi. Em 2017, o folclorista anunciou seu afastamento da vida pública.


Ele resgatou a cultura gaúcha e os símbolos do gauchismo, a Chama Crioula (criada em 1947, como uma extensão da Chama da Semana da Pátria), o Desfile dos Cavalarianos, a Ronda Crioula (que, nos anos 1960, deu origem à Semana Farroupilha), e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, criado em 1948 com o nome de 35, por Côrtes, Barbosa Lessa, Glauco Saraiva e Hélio José Moro. Faleceu em 27 de agosto de 2018, após complicações advindas de uma fratura no fêmur.


Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do MTG 
Data: 08/05/2019 18h06
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: