Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

29 abril 2019

Opinião do leitor: Os Agroquímicos e a desinformação intencional

Tarso Francisco Pires Teixeira
Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel
Vice Presidente do Sistema FARSUL

Uma reportagem exibida pelo Jornal RBS Notícias na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, apresentou um levantamento feito pelo Ministério da Saúde sobre a presença de pesticidas e agroquímicos na água bruta (não tratada) dos municípios gaúchos, destacando três cidades onde o nível de resíduos estaria acima do normal permitido: Tavares, Tapes e São Gabriel. Na água gabrielense, o herbicida presente é o Atrasina Nortox, útil contra todo tipo de espécies daninhas, enquanto que nas outras cidades o químico encontrado seria o Aldrin, cujo princípio ativo é o Fipronil. A reportagem em questão, além de não dar voz a nenhum produtor rural, causou alarmismo e preocupação nas comunidades mencionadas, o que impõe algumas reflexões.



Dispenso-me aqui de fazer defesa das empresas de água e saneamento, visto que não é esse o meu papel. Elas próprias já se manifestaram, explicando o rígido controle utilizado para garantir a potabilidade da água para consumo humano. Estranhamente, a reportagem vai ao ar no momento em que se reacende o debate em torno do Projeto de Lei 3200/15, do deputado federal e hoje secretário de Agricultura do RS, Covatti Filho, que cria a Política Nacional de Defensivos Fitossanitários, apelidado pelo ambientalismo radical como “Pacote do Veneno”. Mais uma vez, a intenção é vender para a população que estão colocando veneno na água e no alimento da população. Isso nem mesmo é um engano. É apenas uma mentira.

A palavra “agrotóxico”, usada pela mídia, não ajuda a esclarecer as coisas. Os defensivos agrícolas nada mais são que remédios contra as pragas e doenças da lavoura, assim como os remédios fabricados pela indústria farmacêutica são para combater doenças do organismo humano. Só que, apesar disso, a ninguém ocorre chamar esses medicamentos de “farmacotóxicos” ou “humanotóxicos”.

A reportagem faz parecer que os produtores rurais dessas três cidades não tem qualquer compromisso ambiental e só pensam em lucro. Mas, de acordo com o Censo Agropecuário de 2017, 61% das 2211 propriedades rurais de São Gabriel não usam qualquer tipo de defensivo agrícola. O país campeão de uso de agrotóxicos no mundo, é o Japão, justamente o país com a maior taxa de longevidade do planeta. Sem agroquímicos, não teríamos combatido as pragas que impediram por décadas o crescimento da produção agrícola. A dona de casa só poderia escolher frutas e tomates feios e carunchados na feira.


É evidente que ainda existem produtores que fazem um uso irresponsável e incorreto dos defensivos. Mas sem estes medicamentos da lavoura, o Brasil não teria se tornado o campeão mundial de produção de alimentos que é, capaz de combater a fome do planeta e ser um agente de paz para todo o mundo.

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.