03 abril 2019

Opinião do leitor: O Campo em Noventa Dias

Tarso Francisco Pires Teixeira
Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel
Vice Presidente da Farsul

Nestes pouco menos de 90 dias do governo Bolsonaro, a grande mídia, com a colaboração ingênua de alguns membros do próprio governo, não deu trégua ao novo presidente e seus ministros. Qualquer declaração, qualquer postagem no Twitter, tudo foi meticulosamente rastreado para dar a impressão de escândalo e despreparo do novo governo.



Tentando a todo custo repercutir o caos, a mídia silencia sobre os acertos do novo mandato, muitos deles focados no campo. O ministério da Agricultura, sob o comando da deputada Tereza Cristina, realiza no Nordeste um grande mutirão de assistência técnica e extensão rural aos produtores da Caatinga e do Cerrado, além de anunciar um novo Plano Safra, onde os pequenos produtores – justamente os que tem maior dificuldade de acesso a crédito – serão especialmente contemplados, sem diminuir a participação da agricultura empresarial.

Na questão agrária, todos os processos de desapropriação foram suspensos. Uma competente articulação do Secretário Nacional de Assuntos Agrários, Nabhan Garcia, juntamente com o Incra, ligado à Casa Civil de Onyx Lorenzoni, fez estancar uma sangria de recursos que em 2016, fez o Tribunal de Contas da União detectar cerca de 578 destinações irregulares de lotes. Há anos o setor rural denuncia este assalto aos cofres públicos, e todos os governos, de Sarney para cá, sempre tiveram medo de mexer nesse vespeiro, pois o MST sempre prometeu “tocar fogo no país”. Entretanto, surpresa, a voz do terrorismo rural calou-se. Nada como um governo cheio de competentes estrategistas militares pra silenciar as ameaças e bravatas do passado. O Ministério do Desenvolvimento Regional estimula a organização dos arranjos produtivos locais, como o Pólo de Agricultura Irrigada da Bacia do Rio Santa Maria, trazendo investimentos para regiões esquecidas.

Você não assistirá esses dados nos noticiários. Você não lerá isso nos grandes jornais e revistas de São Paulo e Rio. Mas este tipo de informação – real e plenamente conferível – está mudando o cenário do país. E isso em pouco menos de noventa dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.