![]() |
Fundador do Grupo ASM, Aracely dos Santos Menezes faleceu nesta quinta-feira aos 88 anos em Bagé (foto arquivo pessoal) |
Nascido em 16 de maio de 1930, em Hulha Negra, na Serra do Rio Negro, teve uma infância marcada por muitas dificuldades. Desde cedo intercalou os estudos com o trabalho braçal do campo, foi carreteiro e carroceiro até o ano de 1949 quando foi convocado a prestar serviço militar obrigatório.
Ao desvincular-se do exército brasileiro, laborou como autônomo sendo vendedor ambulante. Comercializava todo tipo de produto vendendo desde joias até mesmo livros, representando a Editora Freitas Bastos que editava a Revista Forense, muito solicitada por advogados e profissionais de Direito.
No dia 2 de fevereiro de 1952, associado a um amigo conseguiu abrir uma pequena loja a qual se localizava na Avenida Sete de Setembro, principal rua comercial de Bagé. A loja foi chamada de “Casa Eletro Mercantil” e comercializava eletrodomésticos e máquinas de costura. Dois anos depois mudou o nome da empresa para “Casa Eletro Máquinas”, pois o nome “Eletro Mercantil” estava registrado e pertencia a outra empresa em Porto Alegre. Mais adiante, renomeou a empresa e o grupo com suas iniciais: ASM.
Ele priorizou o crescimento na terra que o adotou e foi construindo a trajetória do grupo ASM, atuante há mais de 65 anos no mercado. Também foi um dos fundadores da TV Bagé (atual RBS TV Bagé), onde em 1969, participou e liderou os esforços para trazer a televisão para a Rainha da Fronteira, além de integrar por muitos anos as entidades empresariais da cidade e conquistou muitos prêmios de mérito empresarial em Bagé. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBA).
Aracely era pai de Marcos dos Santos Menezes, que integra o conselho da Fundação Áttila Taborda - FAT, Ico Menezes dos Santos e Mara Rubia Menezes Pegas, ambos ex-alunos da Urcamp e tio da professora Núbia Margot Menezes Jardim, que leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo e sogro da professora Ana Paula Menezes, docente do curso de Farmácia, além de deixar netos. Seu corpo está sendo velado no salão Santo Antônio do Cemitério da Santa Casa de Bagé e o sepultamento será às 10 horas da manhã de quinta-feira. À família e a comunidade bageense, nossos sentimentos.
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do Jornal Minuano, internet e Urcamp
Data: 03/04/2019 16h43
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com