20 novembro 2018

Cuba determina retorno imediato de médicos, inclusive em São Gabriel

Secretaria tinha se reunido com médicos na segunda-feira para definir atendimento até o dia 15 de dezembro, mas governo cubano emitiu ordem para suspensão de atendimentos em São Gabriel a partir de hoje (foto Amanda Hickmann/Prefeitura SG)
Após se reunir com os profissionais cubanos do programa "Mais Médicos", a Prefeitura de São Gabriel foi pega de surpresa nessa manhã. Os médicos cubanos que atenderiam em São Gabriel até 15 de dezembro, receberam uma determinação do governo cubano para voltar imediatamente para seu país de origem, a partir desta terça-feira (20). Com isso, os médicos atenderão até o meio-dia e terão de suspender suas atividades, encerrando o vínculo com o município.



A informação foi dada pelo Secretário da Saúde, Ricardo Coirolo, nesta manhã à Rádio São Gabriel. "É triste este momento, ver um programa que tem funcionado muito bem, terminar de forma intempestiva. Fico triste, decepcionado como profissional e gestor, por uma questão ter terminado por motivo político", lamentou o Secretário.

Um deles, por exemplo, tinha chegado recentemente há 90 dias e tinha estabelecido residência no município. Com isso, os médicos cubanos encerram de forma triste um trabalho que vinha sendo desenvolvido em São Gabriel desde 2013. Cuba retirou os médicos no Brasil após a vitória de Jair Bolsonaro à Presidência e o Ministério da Saúde abriu um edital nesta terça-feira para inscrição de novos médicos. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 20/11/2018 09h14 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Um comentário:

  1. Realmente é uma perda para os serviços da área de saúde e, principalmente, para a população que mais precisa. Mas não pode-se esquecer que o prefeito de São Gabriel apoiou o governo eleito que criou o problema diplomático com Cuba.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.