Lia Quintana foi chamada para receber a homenagem. Após receber a placa do vereador Márllon Maciel, que é acadêmico da Urcamp, ele expor os motivos que o levaram a propor o prêmio. Para ele, a reitora está realizando uma excelente gestão, recuperando a Instituição de Ensino Superior Comunitária como um todo, principalmente em seu município. “A sociedade está ciente da importância da Urcamp para o desenvolvimento regional e a atuação da professora Lia foi determinante para a universidade não fechar as portas em São Gabriel”, relatou.
Vereadores com funcionários da Urcamp de Bagé e São Gabriel com a homenageada, lembrada pela atuação à frente da instituição |
Conversa com presidente da casa
Assim que chegou ao Legistativo, Lia Quintana, juntamente à companheira Isabel Messias e seus colegas do Campus São Gabriel, foi convidada a comparecer à sala da presidência, onde foi recepcionada pelo presidente vereador Vagner Aloy Rodrigues, egresso da Instituição. Em sua conversa com a reitora, ele comentou a sua trajetória, quando foi presidente do DCE da Urcamp, e das lutas em prol dos acadêmicos, bem como o seu esforço ao longo dos nove anos que durou a sua graduação. “É uma honra te receber aqui, professora, pois eu sou parte da Urcamp. Minha formação aconteceu lá e as minhas lutas iniciaram naquela época, quando compreendi a necessidade de quem precisava de incentivos e eu era um deles, pois vendia balas para poder pagar a faculdade”, revela o presidente do Legislativo. Em relação à ligação entre Urcamp e Câmara de Vereadores, Vagner Rodrigues diz à reitora da sua vontade de aproximar as instituições, para que, cada vez mais cedo, as pessoas tenham acesso ao conhecimento no que diz respeito à atuação dos vereadores perante a comunidade. “Eu sou do entendimento que é preciso expor o que é o poder legislativo, executivo e judiciário. Explicar para que se tenha uma formação de cidadania, para que a comunidade compreenda qual é o papel da câmara de vereadores. Eu sou aberto a responder qualquer pergunta, seja ela sobre salário, orçamento, diárias; eles precisam cobrar e saber o que cobrar, afinal é importante saber. E isso tudo eu só aprendi quando entrei aqui, como vereador. É por isso que eu tenho esse desejo de levar uma palestra para dentro da Universidade e mostrar essa realidade aos acadêmicos”, explica.
Em resposta, Lia Quintana reconhece a trajetória do presidente. “A diferença que tu faz hoje, pode ter certeza, é graças ao percurso que tu teve até aqui, desde os teus bancos acadêmicos. A tua longa trajetória e a tua luta, fizeram de ti a pessoa e o vereador que tu és hoje”, enfatiza ao aprovar a ideia da palestra. “E está aprovada a tua ideia. As portas da universidade estão abertas para que tu possas explanar uma formação de cidadania com todo nosso Ensino Superior, pois eu também tenho esse entendimento de que é fundamental que o acadêmico tenha desde já o acesso a esse conhecimento”, conclui.
O presidente aproveitou a conversa para contar à reitora sobre a sua proposta do aplicativo da câmara dos vereadores, que foi implementado através do Planejamento. A sua ideia deu certo e, agora, toda comunidade tem acesso aos trâmites do Legislativo. Com o celular na mão, a Câmara oferece transparência e agilidade, onde o usuário pode acompanhar as melhorias nas ruas onde mora, por exemplo. O App também permite acesso às pautas das sessões, Leis Municipais, Conheça mais sobre Seu Vereador, Notícias, Transmissões ao vivo das sessões, Ouvidoria e Portal da Transparência. A ideia é construir uma cidade mais democrática e participativa.
Reportagem: Jéssica Pacheco/Urcamp/Especial C7
Data: 07/08/2018 09h22
Contato: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com