Inscreva-se para o vestibular da Unopar

Caderno7 na Expointer 2018

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Oficina de Costura

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Julio Ritta traz lição de vida aos gabrielenses: fazer o bem e espalhar o amor

Idealizador do projeto Cozinheiros do Bem, que serve mais de 4 mil refeições para moradores de rua de Porto Alegre, Julio Ritta falou da sua experiência de vida e da necessidade de se olhar e ajudar ao próximo, em palestra realizada na noite de terça em São Gabriel
Uma das palestras mais esperadas pela comunidade gabrielense foi realizada nesta semana, com um gabrielense que vem desenvolvendo um trabalho solidário edificante e que nos ensina muitas lições de vida. Na segunda e terça-feira, 6 e 7 de agosto, o chef de cozinha, ativista social e idealizador da ONG Food Fighters - Cozinheiros do Bem, Julio Ritta, conhecido por muitos aqui como Curitiba, falou da essência de ser "Ubuntu", filosofia de vida que prega a necessidade de amar e ajudar ao próximo. Na noite de terça-feira, 7 de agosto, em realização da Escola Estadual XV de Novembro com a São Gabriel Saneamento, a comunidade pode assistir a palestra de Ritta, que contou sua experiência de vida e o envolvimento em levar alimento digno aos moradores de rua em Porto Alegre.



Ritta iniciou sua palestra apresentando um vídeo que mostrou o trabalho realizado e falou da transformação de vida a partir de outro vídeo visto no Facebook, em 2015, quando participou do reality Hell's Kitchen. A partir disso, surgiu a ideia de servir refeições para moradores de rua, que atualmente chegam a 7 mil em Porto Alegre - com isso, ele deixou um restaurante que tinha para se dedicar ao voluntariado social. "A gente se preocupa com os problemas de países mais distantes, mas esquece o problema que ocorre do nosso lado. Atiramos tudo para o alto e aprendemos o significado de ser Ubuntu, amar a humanidade", destacando e chamando a atenção de que apontar problemas é fácil, mas que ainda não se faz algo para mudar, "sair da zona de conforto".

Mais de 300 pessoas acompanharam atentamente a palestra realizada pelo chef e ativista social que morou muitos anos no município e hoje é exemplo no país
A partir dessa provocação, o projeto foi crescendo e hoje, mais de 3 mil moradores de rua são atendidos com comida preparada e substancial, com mais de 300 voluntários que se reúnem quatro vezes na semana para preparar as refeições do grupo. Ritta também anunciou que em breve, uma ação dos Cozinheiros do Bem será desenvolvida em São Gabriel e "provocou" os presentes. "Não existe espaço no mundo para ser coadjuvante, mas para ser protagonistas. Um pouco de cada nós, podemos fazer bastante para quem necessita. Eu acredito sim, no fim da fome no mundo, é possível", finalizou. Ele quis mostrar que é compensador e simples se doar à ações sociais pelo bem.

Ele foi eleito pela Google e Pirelli como um dos quinze brasileiros que mudaram o País para melhor. Cerca de 300 pessoas acompanharam a palestra para a comunidade e as doações solicitadas e arrecadadas - somadas da comunidade e dos alunos que participam da Gincana do XV - totalizaram uma tonelada e meia, foram divididas entre o Asilo São João e o Abrigo Espírita Manoel Viana de Carvalho. O evento ainda teve o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Gabriel. Uma lição de vida que valeu a pena ouvir e conferir.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 09/08/2018 00h57 
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: