Gaúchos se despediram de Paixão Côrtes, falecido nesta segunda-feira aos 91 anos |
Velório do tradicionalista, pesquisador e folclorista aconteceu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini |
Morte de Côrtes repercutiu no Estado no começo desta semana. Governo Estadual decretou luto por três dias |
"Ficamos orgulhosos de ter tido um inspirador para muitos, no resgate da cultura gaúcha e agradecemos o carinho e a solidariedade dos gaúchos nesse momento", resumiu Carlinhos. O velório foi no Salão do Palácio Piratini, cedido pelo Governo Gaúcho dado a importância de Paixão Côrtes para a cultura gaúcha. Ele deixou a esposa Marina e os filhos Maria Zulema, Ana Regina e Carlos.
Natural de Santana do Livramento, o compositor, folclorista, radialista e pesquisador da cultura gaúcha João Carlos D'ávila Paixão Côrtes era engenheiro agrônomo, mas dedicou-se à pesquisa da cultura, hábitos e costumes populares do RS. Tornou-se símbolo de Porto Alegre ao servir de modelo, em 1954, para a Estátua do Laçador, do escultor Antônio Caringi. Em 2017, o folclorista anunciou seu afastamento da vida pública.
Ele esteve em São Gabriel por duas oportunidades, uma delas para a abertura dos Festejos Farroupilhas e outra durante os 60 anos do CTG Caiboaté, em 2013, quando ele foi para Santana do Livramento, na inauguração de seu monumento.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 28/08/2018 16h30
Contato: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com