Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

28 agosto 2018

Gaúchos se despedem de Paixão Côrtes

Gaúchos se despediram de Paixão Côrtes, falecido nesta segunda-feira aos 91 anos
Durante esta terça-feira (28), gaúchos de várias partes do Estado e País, de classes sociais variadas, tradicionalistas ou não, se despediram do baluarte do tradicionalismo gaúcho, João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, que faleceu nesta segunda-feira aos 91 anos após 40 dias de internação no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, em decorrência de uma fratura no fêmur. O velório aconteceu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.



Velório do tradicionalista, pesquisador e folclorista aconteceu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini

Morte de Côrtes repercutiu no Estado no começo desta semana. Governo Estadual decretou luto por três dias
No velório, amigos, familiares, tradicionalistas e até mesmo gente do povo se despediu do folclorista que serviu de modelo para a estátua do Laçador. Um de seus filhos, Carlos, conversou com a reportagem e agradeceu o carinho dos gaúchos pelo seu pai, que resgatou a cultura gaúcha e os símbolos do gauchismo, a Chama Crioula (criada em 1947, como uma extensão da Chama da Semana da Pátria), o Desfile dos Cavalarianos, a Ronda Crioula (que, nos anos 1960, deu origem à Semana Farroupilha), e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, criado em 1948 com o nome de 35, por Côrtes, Barbosa Lessa, Glauco Saraiva e Hélio José Moro.

"Ficamos orgulhosos de ter tido um inspirador para muitos, no resgate da cultura gaúcha e agradecemos o carinho e a solidariedade dos gaúchos nesse momento", resumiu Carlinhos. O velório foi no Salão do Palácio Piratini, cedido pelo Governo Gaúcho dado a importância de Paixão Côrtes para a cultura gaúcha. Ele deixou a esposa Marina e os filhos Maria Zulema, Ana Regina e Carlos.

Natural de Santana do Livramento, o compositor, folclorista, radialista e pesquisador da cultura gaúcha João Carlos D'ávila Paixão Côrtes era engenheiro agrônomo, mas dedicou-se à pesquisa da cultura, hábitos e costumes populares do RS. Tornou-se símbolo de Porto Alegre ao servir de modelo, em 1954, para a Estátua do Laçador, do escultor Antônio Caringi. Em 2017, o folclorista anunciou seu afastamento da vida pública.

Ele esteve em São Gabriel por duas oportunidades, uma delas para a abertura dos Festejos Farroupilhas e outra durante os 60 anos do CTG Caiboaté, em 2013, quando ele foi para Santana do Livramento, na inauguração de seu monumento.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 28/08/2018 16h30
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.