Osorio Santana Figueiredo será o homenageado municipal da Semana da Pátria deste ano (foto arquivo C7) |
A homenagem faz jus à contribuição dada por Osorio para a cultura e história do município ao longo de sua vida. Osório Santana Figueiredo nasceu no Passo do Ivo em 7 de fevereiro de 1926. Foi agricultor, peão de estância e carreteiro, tendo por esta razão uma identificação especial com a história dos Carreteiros, a quem dedicou uma de suas obras. Serviu ao Exército Brasileiro de 1946 a 1970. Como ativista cultural, fundou juntamente com seis pessoas, lideradas pelo benemérito Rolino Leonardo Vieira, o Centro de Tradições Gaúchas Caiboaté - primeiro CTG de São Gabriel. Também com Rolino Vieira, atuou na edificação dos monumentos às Batalhas do Caiboaté e do Cerro do Ouro.
Foi também membro fundador do Piquete de Tradições Gaúchas Batovi - o primeiro PTG filiado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho - e da Associação Cultural Alcides Maya (ACAM), além da Associação dos Militares da Reserva (ASMIR). Por nove anos, de 1989 a 1996, foi diretor dos museus João Pedro Nunes e Museu Gaúcho da FEB. Membro da Academia Riograndense de Letras, Associação Riograndense de Imprensa, Academia Canguçuense de História, Associação Brasileira de Folclore, e também de instituições internacionais.
Descobriu, junto com Galeno Evangelho Costa, a prova documental da verdadeira data do nascimento de Alcides Maya, e juntamente com Sérgio da Costa Franco, defendeu que a data da fundação de São Gabriel é a atualmente comemorada – 4 de abril de 1846, e não 15 de dezembro de 1859, como era celebrado anteriormente. A homenagem foi anunciada na página da Prefeitura no Facebook, na tarde desta quarta-feira.
* Com informações da fanpage da Prefeitura no Facebook
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 25/07/2018 18h03
Contato: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com