Invista no primeiro shopping center de São Gabriel

Vem aí novo processo seletivo da Unopar, inscreva-se já

Vem aí mais um Ofertaço Grazziotin

09-11 Penha de Aniversário CTG Caiboaté - Chiquito e Bordoneio

Colabore para uma cidade limpa - Jogue Limpo com a sua Cidade

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Oficina de Costura

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Osorio Santana Figueiredo será o homenageado da Semana da Pátria

Osorio Santana Figueiredo será o homenageado municipal da Semana da Pátria deste ano (foto arquivo C7)
A Prefeitura de São Gabriel e a Secretaria Municipal de Educação anunciaram nesta quarta-feira, 25 de julho, Dia do Escritor, o patrono local da Semana da Pátria de 2018. O homenageado é o escritor e historiador Osorio Santana Figueiredo, falecido em agosto do ano passado. A decisão foi anunciada ao filho do homenageado, professor Beraldo Figueiredo, durante audiência com o Prefeito Rossano Gonçalves e o Secretário Sildo Cabreira.


A homenagem faz jus à contribuição dada por Osorio para a cultura e história do município ao longo de sua vida. Osório Santana Figueiredo nasceu no Passo do Ivo em 7 de fevereiro de 1926. Foi agricultor, peão de estância e carreteiro, tendo por esta razão uma identificação especial com a história dos Carreteiros, a quem dedicou uma de suas obras. Serviu ao Exército Brasileiro de 1946 a 1970. Como ativista cultural, fundou juntamente com seis pessoas, lideradas pelo benemérito Rolino Leonardo Vieira, o Centro de Tradições Gaúchas Caiboaté - primeiro CTG de São Gabriel. Também com Rolino Vieira, atuou na edificação dos monumentos às Batalhas do Caiboaté e do Cerro do Ouro.

Foi também membro fundador do Piquete de Tradições Gaúchas Batovi - o primeiro PTG filiado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho - e da Associação Cultural Alcides Maya (ACAM), além da Associação dos Militares da Reserva (ASMIR). Por nove anos, de 1989 a 1996, foi diretor dos museus João Pedro Nunes e Museu Gaúcho da FEB. Membro da Academia Riograndense de Letras, Associação Riograndense de Imprensa, Academia Canguçuense de História, Associação Brasileira de Folclore, e também de instituições internacionais.

Descobriu, junto com Galeno Evangelho Costa, a prova documental da verdadeira data do nascimento de Alcides Maya, e juntamente com Sérgio da Costa Franco, defendeu que a data da fundação de São Gabriel é a atualmente comemorada – 4 de abril de 1846, e não 15 de dezembro de 1859, como era celebrado anteriormente. A homenagem foi anunciada na página da Prefeitura no Facebook, na tarde desta quarta-feira.

* Com informações da fanpage da Prefeitura no Facebook

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 25/07/2018 18h03
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: