Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

18 abril 2018

Santa Margarida comemora 22 anos com várias atividades

Santa Margarida do Sul completou 22 anos na última terça-feira, 17 de abril. Comemorações foram iniciadas no sábado e se encerram neste domingo, 22 (foto arquivo C7)
Na última terça-feira (17), Santa Margarida do Sul completou 22 anos de emancipação político-administrativa. As comemorações estão ocorrendo desde o sábado, 14 de abril, mas o ponto alto será neste final de semana, em 22 de abril, com uma série de atividades que encerrará as festividades de aniversário.



A programação começou com o torneio de bocha no CTG Plácido de Castro e seguiu no domingo, com os torneios de truco, encontro municipal de trovadores e a volta de mountain bike, além de tertúlia livre na Praça Edilberto Teixeira. Durante a semana, ações como o torneio de futsal das comunidades, integração de funcionários (na terça, feriado) foram realizadas.

Nesta quarta-feira, 18 de abril, estão prvistas a realização de castração de animais de pequeno porte (cães e gatos machos) no Parque de Eventos Olympio Bicca Estrázulas, até o meio-dia, um torneio de futsal estudantil entre as Escolas Rodrigues Alves e Marechal Hermes, além de exposição de fotos sobre Santa Margarida, esta na Prefeitura Municpal.

A programação segue até o domingo, quando no Ginásio Poliesportivo Municipal, que fica próximo à Prefeitura, haverão várias atividades comemorativas durante o dia 22. O Prefeito de Santa Margarida do Sul, Luiz Felipe Brenner Machado (Peta), convida a comunidade e região para prestigiar as comemorações, principalmente no domingo. Confira a programação que ocorrerá até o final de semana:

19/04 - Quinta-feira
9h - Turismo Rural no município
Local: Fazenda Bela Cascata

20/04 - Sexta-feira
19h - Triangular Feminino
Final do 1º Torneio de Futsal entre Comunidades
Local: Ginásio Poliesportivo Municipal

22/04 - Domingo
Durante todo dia, no Ginásio Poliesportivo Municipal, atividades de encerramento das comemorações do aniversário do município
9h - Início da 1ª Rústica de Santa Margarida do Sul
10h - Missa
11h - Abertura oficial da Campanha do Agasalho com a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social
Apresentação do Coral Renascer do CRAS
Banda de Fanfarra da Escola Municipal Rodrigues Alves
12h - Carreteiro de confraternização, com apoio do IRGA
13h - Entrega de premiações
13h30 - Apresentação do Coral Infantil do CRAS
14h - Show infantil com várias atrações
15h30 - Serviço do bolo de aniversário, com 22 metros de comprimento
16 às 20h - Domingueira com Eduardo Lopes e Grupo

Breve histórico
O município de Santa Margarida do Sul foi desmembrado em 1996, pela Lei nº 10.751/96, após uma luta de um grupo de margaridenses que queria a emancipação do lugar, pertencente à São Gabriel anteriormente. A Comissão Emancipatória, criada em 24 de junho de 1994, foi assim composta: Presidente: Orestes da Silva Goulart, Vice - presidente: Círio Pedrotti, 1º secretário: Darcy Froehlich; 2º secretário: Paulo César Saldanha Goulart; 1º tesoureiro: Italmar Maldonado Chaves; 2° tesoureiro: Círio Lauxen. Conselho Fiscal: Delir dos Santos Rocha, Jaci Martins Silveira, José Italazairu Brum. Suplentes: Elton Leão Faria, Marcelo Rodrigues Muller, Aristides Jovenal Jardim.

O credenciamento oficial da Comissão foi expedido em 26 de janeiro de 1995 pela Assembleia Legislativa do Estado. A partir daí uma série de providências foram tomadas sobre transferências legais e legítimas de títulos de eleitores com residência e propriedade na área emancipada. O primeiro Plebiscito marcado para perguntar se a população queria ou não a emancipação não foi realizada devido a grande movimentação dos contrários ao movimento. Foi preciso recorrer ao TSE para reverter a situação e o Plebiscito ocorreu em 24 de março de 1996 com 1.056 votos “sim” e 243 “não”.

Apesar do Município ter sido emancipado em 1996 não foi neste ano que os Margaridenses escolheram seu Prefeito, apenas em 2000 houve eleição, e o primeiro Prefeito foi o Ilustre cidadão, Presidente da Comissão Emancipatória, Orestes da Silva Goulart, que acabou falecendo em 2004.

O Município permaneceu com o mesmo nome de quando ainda era Distrito, acrescentando-se apenas “do Sul”. O nome Santa Margarida segundo a história oral originou-se da homenagem feita a dona de uma grande fazenda de gado existente da região. A extensão desta estância abarcava quase todo o distrito de Santa Margarida, porém, através da evolução histórica as terras pertencentes à Estância de Santa Margarida foram sendo divididas, passando a pertencer a vários proprietários.

Tem cinco distritos: Bolso, Santa Margarida (sede), Canas, Serrinha e Cambaizinho. Seu patrono é Plácido de Castro e sua padroeira, Santa Margarida Maria Alacoque. Por muitos anos, Santa Margarida também era conhecida carinhosamente como Vila Rufino.

(com informações do site da Prefeitura de Santa Margarida do Sul)

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 18/04/2018 10h01
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.