Inscreva-se para o vestibular da Unopar

Vem aí o Ofertaço Grazziotin em São Gabriel

Venha conhecer o Lojão São Gabriel na Praça Fernando Abbott

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Oficina de Costura

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Santa Margarida comemora 22 anos com várias atividades

Santa Margarida do Sul completou 22 anos na última terça-feira, 17 de abril. Comemorações foram iniciadas no sábado e se encerram neste domingo, 22 (foto arquivo C7)
Na última terça-feira (17), Santa Margarida do Sul completou 22 anos de emancipação político-administrativa. As comemorações estão ocorrendo desde o sábado, 14 de abril, mas o ponto alto será neste final de semana, em 22 de abril, com uma série de atividades que encerrará as festividades de aniversário.



A programação começou com o torneio de bocha no CTG Plácido de Castro e seguiu no domingo, com os torneios de truco, encontro municipal de trovadores e a volta de mountain bike, além de tertúlia livre na Praça Edilberto Teixeira. Durante a semana, ações como o torneio de futsal das comunidades, integração de funcionários (na terça, feriado) foram realizadas.

Nesta quarta-feira, 18 de abril, estão prvistas a realização de castração de animais de pequeno porte (cães e gatos machos) no Parque de Eventos Olympio Bicca Estrázulas, até o meio-dia, um torneio de futsal estudantil entre as Escolas Rodrigues Alves e Marechal Hermes, além de exposição de fotos sobre Santa Margarida, esta na Prefeitura Municpal.

A programação segue até o domingo, quando no Ginásio Poliesportivo Municipal, que fica próximo à Prefeitura, haverão várias atividades comemorativas durante o dia 22. O Prefeito de Santa Margarida do Sul, Luiz Felipe Brenner Machado (Peta), convida a comunidade e região para prestigiar as comemorações, principalmente no domingo. Confira a programação que ocorrerá até o final de semana:

19/04 - Quinta-feira
9h - Turismo Rural no município
Local: Fazenda Bela Cascata

20/04 - Sexta-feira
19h - Triangular Feminino
Final do 1º Torneio de Futsal entre Comunidades
Local: Ginásio Poliesportivo Municipal

22/04 - Domingo
Durante todo dia, no Ginásio Poliesportivo Municipal, atividades de encerramento das comemorações do aniversário do município
9h - Início da 1ª Rústica de Santa Margarida do Sul
10h - Missa
11h - Abertura oficial da Campanha do Agasalho com a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social
Apresentação do Coral Renascer do CRAS
Banda de Fanfarra da Escola Municipal Rodrigues Alves
12h - Carreteiro de confraternização, com apoio do IRGA
13h - Entrega de premiações
13h30 - Apresentação do Coral Infantil do CRAS
14h - Show infantil com várias atrações
15h30 - Serviço do bolo de aniversário, com 22 metros de comprimento
16 às 20h - Domingueira com Eduardo Lopes e Grupo

Breve histórico
O município de Santa Margarida do Sul foi desmembrado em 1996, pela Lei nº 10.751/96, após uma luta de um grupo de margaridenses que queria a emancipação do lugar, pertencente à São Gabriel anteriormente. A Comissão Emancipatória, criada em 24 de junho de 1994, foi assim composta: Presidente: Orestes da Silva Goulart, Vice - presidente: Círio Pedrotti, 1º secretário: Darcy Froehlich; 2º secretário: Paulo César Saldanha Goulart; 1º tesoureiro: Italmar Maldonado Chaves; 2° tesoureiro: Círio Lauxen. Conselho Fiscal: Delir dos Santos Rocha, Jaci Martins Silveira, José Italazairu Brum. Suplentes: Elton Leão Faria, Marcelo Rodrigues Muller, Aristides Jovenal Jardim.

O credenciamento oficial da Comissão foi expedido em 26 de janeiro de 1995 pela Assembleia Legislativa do Estado. A partir daí uma série de providências foram tomadas sobre transferências legais e legítimas de títulos de eleitores com residência e propriedade na área emancipada. O primeiro Plebiscito marcado para perguntar se a população queria ou não a emancipação não foi realizada devido a grande movimentação dos contrários ao movimento. Foi preciso recorrer ao TSE para reverter a situação e o Plebiscito ocorreu em 24 de março de 1996 com 1.056 votos “sim” e 243 “não”.

Apesar do Município ter sido emancipado em 1996 não foi neste ano que os Margaridenses escolheram seu Prefeito, apenas em 2000 houve eleição, e o primeiro Prefeito foi o Ilustre cidadão, Presidente da Comissão Emancipatória, Orestes da Silva Goulart, que acabou falecendo em 2004.

O Município permaneceu com o mesmo nome de quando ainda era Distrito, acrescentando-se apenas “do Sul”. O nome Santa Margarida segundo a história oral originou-se da homenagem feita a dona de uma grande fazenda de gado existente da região. A extensão desta estância abarcava quase todo o distrito de Santa Margarida, porém, através da evolução histórica as terras pertencentes à Estância de Santa Margarida foram sendo divididas, passando a pertencer a vários proprietários.

Tem cinco distritos: Bolso, Santa Margarida (sede), Canas, Serrinha e Cambaizinho. Seu patrono é Plácido de Castro e sua padroeira, Santa Margarida Maria Alacoque. Por muitos anos, Santa Margarida também era conhecida carinhosamente como Vila Rufino.

(com informações do site da Prefeitura de Santa Margarida do Sul)

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 18/04/2018 10h01
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: