![]() |
Projeto fotográfico tem chamado a atenção porque estimula a redescoberta da beleza feminina de forma libertária e realce da autoestima (fotos Javier Dornelles) |
O formato de ensaio intimista e espontâneo que o fotógrafo já havia trazido de São Paulo encantou muitas mulheres da cidade pela maneira que transmite o nu feminino. Com uma maneira de conduzir a sessão de fotos que nasceu organicamente ao fotografar amigas, sem experiência mas com muita boa vontade, para estudar as luzes e a direção de cena. Era notável como as fotos fluíam melhor e envolviam mais o expectador no resultado final quando as meninas estavam a vontade sendo elas mesmas, do que tentando imitar alguma pose de fotografia. Muitas mulheres queriam participar dessa arte, mas aos olhos da sociedade acontece uma intimidação do nu humano e principalmente do nu e da liberdade feminina. As mulheres precisavam de um contexto mais profundo, socialmente, para se sentirem mais seguras e mais instigadas de participar e também queriam expressar um pouco do repudio desse autoritarismo e intimidação. Foi, então, que naturalmente veio o projeto, onde cada uma pode ser ela mesma, para ela mesma e depois ainda compartilhar sua experiencia com outras mulheres que enfrentam os mesmo desafios sociais e mentais sobre a própria liberdade e o proprio corpo. Ou ainda dar um recado para a sociedade. Pois cada foto que sobe no perfil do Instagram acompanha um texto de expressão livre da mulher fotografada.
![]() |
Ensaios fotográficos fazem com que as mulheres reapaixonem-se e se redescubram. A naturalidade das fotos também é a marca registrada do projeto do fotógrafo |
Outro nicho de mulheres de personalidade e atitude e que também estão presentes em São Gabriel, são as mulheres que usam desse espaço para expressarem sua visão e estilo de vida sem dogmas religiosos, nem paradigmas sociais quanto ao corpo nu e quanto a mulher. Fazendo, assim, do projeto um espaço de aliança e empoderamento do feminino. Em todos os casos o mais importante em cada ensaio que vai ao ar é o respeito a toda e cada mulher, participante, ou não, do projeto.
De volta a Porto Alegre, Javier irá se encontrar com seu amigo e dono da marca de camisetas High Life, Felipe Clavé, para desenvolverem a ‘Coleção @respeita.as.minas’, onde 50% da arrecadação das vendas será revertido para instituições de combate a violência contra a mulher. O fotógrafo deixa a cidade depois de sete dias e quatro lindos novos ensaios. Incluindo o primeiro ensaio de grávida no projeto. Os ensaios feitos na cidade e muitos outros que já estão saindo do forno entrarão no ar nas próximas semanas. Confiram lá!
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do autor do projeto
Data: 28/03/2018 08h38
Contato: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com