Inaugura no próximo dia 10 de dezembro, em São Gabriel, A Legítima Super 20

Vem para o Natal da Tottal Casa & Conforto

A partir de segunda-feira, 12 de novembro, LaborCito com filial!

Vem aí o Reveillon Gaudério no CTG Querência Xucra, com animação de Os Serranos, 29 de dezembro

Colégio Perpétuo Socorro - matrículas abertas a partir de 19 de novembro

Invista no primeiro shopping center de São Gabriel

Confira os novos cursos na Unopar São Gabriel

Colabore para uma cidade limpa - Jogue Limpo com a sua Cidade

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Oficina de Costura

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Vem aí a Festa de Natal do EC Real, em 19 de dezembro

@respeita.as.minas: beleza, sensualidade e redescoberta do eu feminino em imagens

Projeto fotográfico tem chamado a atenção porque estimula a redescoberta da beleza feminina de forma libertária e realce da autoestima (fotos Javier Dornelles)
Nessa semana, está visitando a cidade o fotógrafo Javier Dornelles, que depois de uma temporada no México e se reinstalando em Porto Alegre, reativou seu projeto fotográfico com o feminino. O projeto de Instagram @respeita.as.minas traz mais uma vez às mulheres da cidade a oportunidade de se redescobrirem, se reverem, se desafiarem e se reapaixonarem por si mesmas. O perfil de Instagram que vai alcançando os 10 mil seguidores e que teve início em São Gabriel segue contando com a participação de bastante gabrielenses nas fotografias e nas curtidas e seguidores do projeto. Tanto fotografando na própria cidade, como em Santa Maria e na capital gaúcha, as mulheres daqui estão sempre se fazendo presentes nesse espaço virtual de expressão de sentir-se bem consigo.


O formato de ensaio intimista e espontâneo que o fotógrafo já havia trazido de São Paulo encantou muitas mulheres da cidade pela maneira que transmite o nu feminino. Com uma maneira de conduzir a sessão de fotos que nasceu organicamente ao fotografar amigas, sem experiência mas com muita boa vontade, para estudar as luzes e a direção de cena. Era notável como as fotos fluíam melhor e envolviam mais o expectador no resultado final quando as meninas estavam a vontade sendo elas mesmas, do que tentando imitar alguma pose de fotografia. Muitas mulheres queriam participar dessa arte, mas aos olhos da sociedade acontece uma intimidação do nu humano e principalmente do nu e da liberdade feminina. As mulheres precisavam de um contexto mais profundo, socialmente, para se sentirem mais seguras e mais instigadas de participar e também queriam expressar um pouco do repudio desse autoritarismo e intimidação. Foi, então, que naturalmente veio o projeto, onde cada uma pode ser ela mesma, para ela mesma e depois ainda compartilhar sua experiencia com outras mulheres que enfrentam os mesmo desafios sociais e mentais sobre a própria liberdade e o proprio corpo. Ou ainda dar um recado para a sociedade. Pois cada foto que sobe no perfil do Instagram acompanha um texto de expressão livre da mulher fotografada.

Ensaios fotográficos fazem com que as mulheres reapaixonem-se e se redescubram. A naturalidade das fotos também é a marca registrada do projeto do fotógrafo
O @respeita.as.minas busca a personalidade e a essência das participantes. Capturando as nuances, as expressões e os movimentos próprios  em cada uma. Os detalhes da mulher fotografada vão ganhando valor e destaque com a técnica de luz e sombra característica no trabalho do fotógrafo, que bebe do ‘boudoir’ para valorizar o que há de mais belo em cada mulher. Tudo é feito em ambiente intimista e descontraído para que essas mulheres que não estão acostumadas com o ‘click’ - e menos ainda em semi-nu ou nu - possam se sentir a vontade e deixar de maneira natural que sua personalidade e movimentos espontâneos preencham o espaço do set de fotos. Sob um delicado olhar respeitoso com o corpo feminino que oscila entre o poético ‘fineart’ e o  requintado ’fashion’, o artista também usa da linguagem cinematográfica para melhor interpretar e dar mistério e auto-empoderamento para cada mulher. Dessa maneira as participantes têm a oportunidade de se entregarem para si mesmas e se darem de presente não apenas esse momento consigo, mas ainda uma nova maneira de se verem e de se ‘puxarem para cima’.

Outro nicho de mulheres de personalidade e atitude e que também estão presentes em São Gabriel, são as mulheres que usam desse espaço para expressarem sua visão e estilo de vida sem dogmas religiosos, nem paradigmas sociais quanto ao corpo nu e quanto a mulher. Fazendo, assim, do projeto um espaço de aliança e empoderamento do feminino. Em todos os casos o mais importante em cada ensaio que vai ao ar é o respeito a toda e cada mulher, participante, ou não, do projeto.

De volta a Porto Alegre, Javier irá se encontrar com seu amigo e dono da marca de camisetas High Life, Felipe Clavé, para desenvolverem a ‘Coleção @respeita.as.minas’, onde 50% da arrecadação das vendas será revertido para instituições de combate a violência contra a mulher. O fotógrafo deixa a cidade depois de sete dias e quatro lindos novos ensaios. Incluindo o primeiro ensaio de grávida no projeto. Os ensaios feitos na cidade e muitos outros que já estão saindo do forno entrarão no ar nas próximas semanas. Confiram lá!

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do autor do projeto 
Data: 28/03/2018 08h38
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: