Inscreva-se para o vestibular da Unopar

Caderno7 na Expointer 2018

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Oficina de Costura

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Bioma Pampa é tema do 8º BioUrcamp

Oitava edição do BioUrcamp acontece de 5 a 7 e abril, em Bagé (foto Washington Mogica/Urcamp)
O evento busca ampliar e espalhar o conhecimento sobre o Pampa através da pesquisa

O principal evento regional voltado para a discussão da preservação do bioma pampa está de volta, em sua 8º edição. O BioUrcamp será realizado pela Universidade da Região da Campanha nos dias 5, 6 e 7 de abril. O primeiro dia ocorre integralmente no campus Central. As atividades dos outros dois dias serão realizadas no campus Rural do centro universitário. Durante três dias, além do debate sobre preservação, o evento irá colaborar para a formação e a troca de conhecimento entre acadêmicos, professores de diversas instituições, profissionais da área e a comunidade.


O objetivo do BioUrcamp é contribuir para o estabelecimento de relações entre teoria e prática, envolvendo alunos e comunidade na análise das questões ambientais e produtivas emergentes, tais como, florestamento, escassez de recursos hídricos, consequências da extração de minerais, monocultura/policultura, alternativas econômicas do turismo e outras. Entre as atividades do evento estão a mostra científica, minicursos, trilha ecológica, mesas de debates, palestras, luau, mostra fotográfica e apresentações teatrais e musicais.

A submissão de trabalhos de pesquisa vai até a próxima terça-feira, dia 20 de março. Dentro do assunto principal, os eixos temáticos são: tecnologia e inovação; gestão, sustentabilidade e políticas públicas; biodiversidade no bioma pampa; saúde e qualidade de vida; e desenvolvimento sustentável e as potencialidades no pampa gaúcho. Podem participar da mostra os professores e alunos de graduação e pós-graduação das diferentes instituições de nível superior. Outras informações sobre o regulamento estão disponíveis através do site do evento: biourcamp.urcamp.edu.br.

Segundo a responsável pela programação, professora Anabela Silveira de Oliveira Deble, a expectativa é de difusão de conhecimento sobre o Pampa através da pesquisa. “Além da mostra científica, este ano teremos simpósios e mesa redonda e esperamos mais participantes do que o ano passado. Para isso estamos favorecendo o acesso da comunidade acadêmica, com o evento em dois momentos: no campus central e rural da Urcamp”, afirma. Anabela ainda salienta que a programação está bem diversificada, com atividades em quase todas as áreas do conhecimento.

As inscrições, no valor de R$ 40, podem ser realizadas até o dia 6 de abril pelo site inscrições.eventos.urcamp.edu.br. O evento ocorre das 8h às 22h, nos três dias, e os inscritos terão espaço disponível para acampamento no Campus Rural da Urcamp. 

Texto: Miquéli Romero
Revisão: Marcelo Rodriguez
Acadêmicos do Curso de Jornalismo da Urcamp/Bagé
Data: 28/03/2018 12h12
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: