Vem para o Natal da Tottal Casa & Conforto

Vem aí o Reveillon Gaudério no CTG Querência Xucra, com animação de Os Serranos, 29 de dezembro

Invista no primeiro shopping center de São Gabriel

Confira os novos cursos na Unopar São Gabriel

Colabore para uma cidade limpa - Jogue Limpo com a sua Cidade

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Vem aí a Festa de Natal do EC Real, em 19 de dezembro

Bioma Pampa é tema do 8º BioUrcamp

Oitava edição do BioUrcamp acontece de 5 a 7 e abril, em Bagé (foto Washington Mogica/Urcamp)
O evento busca ampliar e espalhar o conhecimento sobre o Pampa através da pesquisa

O principal evento regional voltado para a discussão da preservação do bioma pampa está de volta, em sua 8º edição. O BioUrcamp será realizado pela Universidade da Região da Campanha nos dias 5, 6 e 7 de abril. O primeiro dia ocorre integralmente no campus Central. As atividades dos outros dois dias serão realizadas no campus Rural do centro universitário. Durante três dias, além do debate sobre preservação, o evento irá colaborar para a formação e a troca de conhecimento entre acadêmicos, professores de diversas instituições, profissionais da área e a comunidade.


O objetivo do BioUrcamp é contribuir para o estabelecimento de relações entre teoria e prática, envolvendo alunos e comunidade na análise das questões ambientais e produtivas emergentes, tais como, florestamento, escassez de recursos hídricos, consequências da extração de minerais, monocultura/policultura, alternativas econômicas do turismo e outras. Entre as atividades do evento estão a mostra científica, minicursos, trilha ecológica, mesas de debates, palestras, luau, mostra fotográfica e apresentações teatrais e musicais.

A submissão de trabalhos de pesquisa vai até a próxima terça-feira, dia 20 de março. Dentro do assunto principal, os eixos temáticos são: tecnologia e inovação; gestão, sustentabilidade e políticas públicas; biodiversidade no bioma pampa; saúde e qualidade de vida; e desenvolvimento sustentável e as potencialidades no pampa gaúcho. Podem participar da mostra os professores e alunos de graduação e pós-graduação das diferentes instituições de nível superior. Outras informações sobre o regulamento estão disponíveis através do site do evento: biourcamp.urcamp.edu.br.

Segundo a responsável pela programação, professora Anabela Silveira de Oliveira Deble, a expectativa é de difusão de conhecimento sobre o Pampa através da pesquisa. “Além da mostra científica, este ano teremos simpósios e mesa redonda e esperamos mais participantes do que o ano passado. Para isso estamos favorecendo o acesso da comunidade acadêmica, com o evento em dois momentos: no campus central e rural da Urcamp”, afirma. Anabela ainda salienta que a programação está bem diversificada, com atividades em quase todas as áreas do conhecimento.

As inscrições, no valor de R$ 40, podem ser realizadas até o dia 6 de abril pelo site inscrições.eventos.urcamp.edu.br. O evento ocorre das 8h às 22h, nos três dias, e os inscritos terão espaço disponível para acampamento no Campus Rural da Urcamp. 

Texto: Miquéli Romero
Revisão: Marcelo Rodriguez
Acadêmicos do Curso de Jornalismo da Urcamp/Bagé
Data: 28/03/2018 12h12
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: