Vote em Marcelo Ribeiro no Prêmio Press 2018

Inscreva-se para o vestibular da Unopar

44º Leilão Cabanha Santa Maria - 11 de outubro no Parque Assis Brasil, em São Gabriel

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Oficina de Costura

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

São Gabriel se destaca como o 6º maior município na agropecuária gaúcha

São Gabriel é o 6º lugar no Valor Arrecadado Bruto no agronegócio gaúcho, em estudos do PIB divulgados nesta quinta-feira (foto arquivo C7)
A Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou nesta quinta-feira (14) o ranking dos municípios que se destacam no Produto Interno Bruto (PIB) referente ao ano de 2015. A divulgação dos dados foi em conjunto com instituições estaduais e em conjunto e sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vários dados foram divulgados, entre eles, os 10 maiores municípios do Estado, que representam 42% do PIB total do RS e os 10 maiores de Valor Adicionado Bruto (VAB) na agropecuária gaúcha, onde São Gabriel ocupa o 6º lugar.



Santa Margarida também se destaca no PIB per capita, onde está em 9º lugar, com R$ 72.761,17, estando entre os dez maiores municípios do Estado. O município com maior PIB foi Porto Alegre (R$ 68,1 bilhões), seguido por Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Triunfo, Pelotas e Rio Grande. Desses municípios, Triunfo não estava entre os 10 maiores em 2014. São Leopoldo, que era o nono município em 2014, ficou fora da lista dos 10 maiores em 2015, caindo para 11.a posição.

Os 10 maiores municípios do Estado representaram 42,0% do PIB total do RS. Esses municípios possuem, em geral, maior participação da indústria e dos serviços no Valor Adicionado Bruto (VAB) e menor participação da agropecuária. O setor serviços destaca-se como atividade mais importante nesses municípios, sendo responsável pela maior parte do valor gerado. Salienta-se também o fato de que são municípios bastante populosos, com população superior a 100.000 habitantes.

O município com maior VAB da agropecuária no Estado foi Cachoeira do Sul (1,4% do VAB da agropecuária gaúcha). Nesse município, destacam-se as produções de soja e arroz como as principais atividades dentro da agropecuária. Na sequência, parecem os Municípios de Uruguaiana (arroz e bovinos), Tupanciretã (soja), Dom Pedrito (arroz e soja), Alegrete (arroz e bovinos), São Gabriel (soja e arroz), Itaqui (arroz), Santa Vitória do Palmar (arroz), Vacaria (soja e maçã) e São Borja (arroz e soja).

O município com maior PIB per capita no Estado em 2015 continua sendo Triunfo, devido às atividades do Polo Petroquímico. Na sequência, destacam-se os Municípios de Pinhal da Serra e Aratiba, ambos pela atividade de geração de energia. Depois, vêm Muitos Capões (produção de soja e milho), Tupandi (fabricação de móveis), Pinhal Grande (geração de energia), André da Rocha (silvicultura e soja), Roque Gonzales (geração de energia), Santa Margarida do Sul (soja) e Capão do Cipó (soja).

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da FEE 
Data: 14/12/2017 15h55
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: