Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

21 dezembro 2017

Opinião: Terneiros vivos e ambientalistas mais “vivos”

Tarso Francisco Pires Teixeira
Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel
Vice Presidente da Farsul

Após ter publicado, no Jornal do Comércio de 19 de dezembro, um artigo sobre a ação equivocada de criminalização dos pecuaristas gaúchos, acusados de crueldade com os animais pela exportação de gado em pé para o exterior por ativistas como a deputada Regina Becker, a ilustre deputada se manifestou. É oportuno que esse debate seja travado, mas lamento que, outra vez, a parlamentar tenha optado pela desinformação sentimentalista, que presta um desserviço ao Rio Grande na discussão desse tema complexo, com implicações sociais e econômicas.



Diz a deputada que defende os animais desde quando, com seis anos, soltava o gado das mangueiras da propriedade de seu pai, dono de frigorífico. Talvez esteja na sua origem a explicação para esta postura que, ao final das contas, defende os interesses da indústria frigorífica contra a melhora da remuneração do pecuarista, e contra a manutenção de empregos vitais para famílias inteiras que vivem do campo e comemoram quando o gado é vendido a bom preço.  Tudo isso gera riqueza, anima o comércio, e ajuda no sustento de crianças como um dia ela foi, brincando de justiceira nos campos de Novo Hamburgo.

Acontece que a ilustre deputada não tem mais seis anos. As mangueiras em que a deputada está brincando hoje são de centenas de pecuaristas gaúchos, cujo incremento da renda movimenta cidades inteiras, obedece a normas severas de proteção animal e ajuda a trazer divisas para o país e o Estado, além de contribuir para o combate a um mal que parece não sensibilizar a deputada: a fome no planeta.  O Brasil, campeão na produção de proteína animal no mundo, é o único país com condições de oferecer carne de qualidade e acabar com um dos principais focos de tensão social e guerras. Mas para a ilustre parlamentar, a sobrevivência de seres humanos é um detalhe diante da crueldade de embarcar gado em pé. Como se o destino final do gado, vivo ou não, fosse diferente do abate.

Cá na Fronteira, chamamos de “vivo” o sujeito esperto, que sabe sempre se dar bem. A exportação de gado vivo virou palanque para alguns muito “vivos”, ambientalistas e políticos, fazerem sua graça às custas do produtor. Sim, deputada, a senhora não está sozinha: organizações poderosas, subservientes a interesses dos principais concorrentes internacionais da carne gaúcha, apóiam esta ação.  Por outro lado, também não estamos sós. Queremos exportar com respeito ao bem estar animal, e assim o faremos. Não somos criminosos. E estamos na luta. 
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.