Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

06 dezembro 2017

Alunos e professores realizam mobilização local para impedir o fim do PIBID

Alunos e professores lotaram o plenário da Câmara de Vereadores para pedir apoio para impedir a interrupção do PIBID, prevista para fevereiro de 2018 por causa da troca para o chamado programa de residência pedagógica
Na manhã desta quarta-feira (6), estudantes e professores das Universidades Federal do Pampa (Unipampa) e da Região da Campanha (Urcamp) fizeram uma manifestação em prol da manutenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que deverá sofrer mudanças em 2018, com a sua substituição pela chamada residência pedagógica, o que não está sendo aceito por professores e alunos. Uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores, pelos vereadores Vagner Aloy (Maninho, PSDB) e Claudiomiro Borges (PR), para debater o assunto que preocupa alunos e professores.



Grande número de estudantes das universidades e escolas atendidas pelo PIBID compareceu ao Legislativo na manhã desta quarta-feira

Maninho, que solicitou a audiência, lembrou da importância do programa para a formação pedagógica de professores e alunos
De acordo com uma das coordenadoras do programa em São Gabriel, professora Analía Garnero Del Valle, a interrupção do PIBID causaria prejuízos irreversíveis para o ensino público. "O Programa traz melhorias tanto para a formação dos professores quanto para a mudança da qualidade de Ensino, e as mudanças propostas pelo MEC (Ministério da Educação) restringiriam o número de alunos atendidos. Colocar um professor sem supervisão não é viável, como querem", afirmou.

Professora Analía Garnero lamenta decisão do Governo Federal e pediu apoio de parlamentares para reverter decisão

Francisco Gomes, da Urcamp, lembra importância do programa para a educação de alunos da rede pública

Alunas Ana Carolina e Gabriele leram manifesto externando os motivos da permanência do programa

No final, participantes formalizaram comissão e documento a ser enviado para Brasília, pedindo apoio para a manutenção do programa nos moldes atuais
Também se alega que o novo formato beneficiaria somente alunos que sejam bolsistas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) quando o modelo atual permite que todos os universitários participem. As alunas Ana Carolina Gonçalves e Gabriele Glasenapp leram um manifesto que reivindica a permanência do programa. Uma audiência pública será realizada em Brasília nesta quinta-feira, 7 de dezembro.

Os vereadores Maninho e Claudiomiro sugeriram a formação de uma comissão entre professores, alunos e os dois vereadores, o que foi efetivada ao final, assim como encaminhar uma moção de apoio para a bancada gaúcha no Congresso Nacional, a fim de reverter a posição do Ministério. O PIBID, que vem sofrendo cortes nos últimos anos, atende quatro escolas na cidade atualmente - João Pedro Nunes e XV de Novembro (estaduais), João Goulart e Carlota (municipais).

MEC diz que mudanças melhorarão programa
A reportagem pesquisou sobre o que pode ocorrer e em informação veiculada pelo Ministério da Educação, o que ocorrerá é a implantação da chamada "residência pedagógica", onde estudantes de Pedagogia e licenciaturas poderão fazer o estádio a partir do 3º ano de graduação. Esta, segundo o Ministério, promete ter diferenciais como uma maior participação das secretarias de ensino nessa rede de formação de futuros professores e a aplicação de avaliações para coletar evidências sobre o programa.

Outra meta é aumentar o número de estudantes de Pedagogia ou licenciatura que efetivamente se tornam professores da Educação Básica. O molde atual, segundo o MEC, impediria que o estudante exerça características básicas da docência, como planejar e executar aulas, nem lidar com as dificuldades do ensino propriamente. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 06/12/2017 16h58
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.