25 novembro 2017

Workshop de Futebol encerra com palestra de Anderson Daronco

Daronco falou sobre as dificuldades e desafios da arbitragem no futebol, na noite de sexta-feira, no Campus III da Urcamp
Na última noite do 2º Workshop de Futebol, um dos mais conceituados árbitros do país veio à São Gabriel para uma conversa e troca de informações com os participantes do evento, que foi concluído na noite desta sexta-feira (24). Anderson Daronco, árbitro FIFA, falou durante três horas sobre as dúvidas da arbitragem e o cenário da área no Campus III da Urcamp São Gabriel, com proveito dos presentes.



Ele conheceu as instalações do Campus, antes da palestra
Daronco falou de sua carreira, o começo no esporte amador e as dificuldades de ingressar na profissão, que ainda existem, principalmente para quem é do interior, devido aos altos custos da profissão e falta de valorização das federações. "Os patrocínios que figuram nos uniformes que usamos por exemplo, nenhuma porcentagem vai para nós", revelou.

Sobre a arbitragem, ele disse que para ser um bom árbitro, é necessário sempre atentar as regras e os deveres da profissão. Quanto ao novo recurso do árbitro de vídeo (VAR), Daronco esclareceu várias dúvidas e que ainda levará um tempo para o sistema ser aceito. "Como é um processo novo, ainda levará tempo para o sistema se adaptar, mas podemos dizer que ele 'quebrou' a estrutura atual de arbitragem, onde teremos uma maior orientação para o nosso trabalho", explicando as situações em que ele é previsto e não previsto.

Daronco com a comissão organizadora do evento e professores da Urcamp, onde agradeceu a receptividade
Questionado sobre o escândalo da "Máfia do Apito" (ocorrido em 2005 e que anulou 11 jogos apitados pelo ex-árbitro Edílson Carvalho), o árbitro disse que isso serviu para que a Comissão de Arbitragem mudasse regras e "blindasse" mais os profissionais do setor para evitar influências externas. Daronco também deu algumas dicas e mostrou como o árbitro pode trabalhar melhor. Ao final, fotos e conversa com os presentes ao evento, onde ele atendeu a todos atenciosamente e ainda fez sorteios de brindes.

Antes da palestra, houve a prática de treinamento físico aplicado ao futebol, com o preparador físico Fabrício Traczinski, que palestrou na noite anterior no evento, com um bom público no campo da Urcamp. Os professores e Diretório Acadêmico de Educação Física agradeceram aos presentes pelo comparecimento na semana de atividades do Workshop de Futebol, considerado um sucesso. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 25/11/2017 17h20
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.