Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

10 novembro 2017

Mais premiado Cientista Brasileiro é homenageado em sua terra natal

Epidemiologista César Victora foi homenageado na quinta-feira em São Gabriel por prêmio conquistado internacionalnente por estudos sobre amamentação (foto Amanda Hickmann/Especial)
“Fiz minha carreira acadêmica em Pelotas, a cujo povo sempre serei muito grato. Mas onde quer que vá, digo com orgulho que sou gabrielense”. Com estas palavras emocionadas, o epidemiologista César Victora descreveu seu sentimento ao receber, nesta quinta-feira, 9 de novembro, uma homenagem de reconhecimento em sua terra natal, São Gabriel. O cientista foi homenageado em Sessão Especial na Câmara Municipal de Vereadores, e em seguida recebido no Palácio Plácido de Castro  pelo prefeito municipal Rossano Gonçalves, onde compareceu acompanhado do amigo de infância Jorge Nuñez, o primo Renato Montanha Victora e o presidente do Poder Legislativo, vereador Claudiomiro Borges da Silveira.



No mês passado, o pesquisador e coordenador do Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas recebeu o Prêmio Sylvio Torres, maior condecoração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), e também o Prêmio Gairdner 2017, no Canadá, a maior condecoração científica das Américas e uma das três mais importantes do mundo. Os vencedores do prêmio Gairdner costumam ser apontados para o Prêmio Nobel nos anos posteriores. O Prêmio Nobel nunca foi concedido a um pesquisador brasileiro, e atualmente César Victora é apontado como um dos poucos com chances reais no futuro.

Dentre várias pesquisas produzidas em sua vida acadêmica, a que está merecendo o reconhecimento internacional foi iniciada na década de 80, quando começou a monitorar o efeito do aleitamento materno em crianças acompanhando seu desenvolvimento até a fase adulta, concluindo que o leite materno previne doenças, aumenta a inteligência e o desenvolvimento corporal, desenvolvendo uma relação direta entre amamentação exclusiva e prevenção da mortalidade infantil. As pesquisas de Victora ajudaram a reorientar políticas globais de saúde pública, pela Organização Mundial de Saúde, e se tornaram normativas em diversos países do mundo, modificando os índices de mortalidade infantil em diversas nações.  “É um grande orgulho pra São Gabriel saber que um filho da nossa terra, com seu saber e dedicação á pesquisa, mudou a forma de encarar questões cruciais de saúde pública em diversos países do mundo, salvando milhões de vidas”, declarou o prefeito Rossano, que entregou ao cientista o decreto de Hóspede Oficial do Município.

O cientista repetiu no gabinete as palavras ditas na cerimônia feita em sua homenagem no Poder Legislativo: “Este reconhecimento da minha terra é mais importante pra mim até mesmo que o prêmio Gairdner”, ressaltou. 

Reportagem: Cláudio Moreira/Especial C7 
Data: 10/11/2017 09h29 
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.