10 novembro 2017

Mais premiado Cientista Brasileiro é homenageado em sua terra natal

Epidemiologista César Victora foi homenageado na quinta-feira em São Gabriel por prêmio conquistado internacionalnente por estudos sobre amamentação (foto Amanda Hickmann/Especial)
“Fiz minha carreira acadêmica em Pelotas, a cujo povo sempre serei muito grato. Mas onde quer que vá, digo com orgulho que sou gabrielense”. Com estas palavras emocionadas, o epidemiologista César Victora descreveu seu sentimento ao receber, nesta quinta-feira, 9 de novembro, uma homenagem de reconhecimento em sua terra natal, São Gabriel. O cientista foi homenageado em Sessão Especial na Câmara Municipal de Vereadores, e em seguida recebido no Palácio Plácido de Castro  pelo prefeito municipal Rossano Gonçalves, onde compareceu acompanhado do amigo de infância Jorge Nuñez, o primo Renato Montanha Victora e o presidente do Poder Legislativo, vereador Claudiomiro Borges da Silveira.



No mês passado, o pesquisador e coordenador do Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas recebeu o Prêmio Sylvio Torres, maior condecoração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), e também o Prêmio Gairdner 2017, no Canadá, a maior condecoração científica das Américas e uma das três mais importantes do mundo. Os vencedores do prêmio Gairdner costumam ser apontados para o Prêmio Nobel nos anos posteriores. O Prêmio Nobel nunca foi concedido a um pesquisador brasileiro, e atualmente César Victora é apontado como um dos poucos com chances reais no futuro.

Dentre várias pesquisas produzidas em sua vida acadêmica, a que está merecendo o reconhecimento internacional foi iniciada na década de 80, quando começou a monitorar o efeito do aleitamento materno em crianças acompanhando seu desenvolvimento até a fase adulta, concluindo que o leite materno previne doenças, aumenta a inteligência e o desenvolvimento corporal, desenvolvendo uma relação direta entre amamentação exclusiva e prevenção da mortalidade infantil. As pesquisas de Victora ajudaram a reorientar políticas globais de saúde pública, pela Organização Mundial de Saúde, e se tornaram normativas em diversos países do mundo, modificando os índices de mortalidade infantil em diversas nações.  “É um grande orgulho pra São Gabriel saber que um filho da nossa terra, com seu saber e dedicação á pesquisa, mudou a forma de encarar questões cruciais de saúde pública em diversos países do mundo, salvando milhões de vidas”, declarou o prefeito Rossano, que entregou ao cientista o decreto de Hóspede Oficial do Município.

O cientista repetiu no gabinete as palavras ditas na cerimônia feita em sua homenagem no Poder Legislativo: “Este reconhecimento da minha terra é mais importante pra mim até mesmo que o prêmio Gairdner”, ressaltou. 

Reportagem: Cláudio Moreira/Especial C7 
Data: 10/11/2017 09h29 
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.