 |
Em Rosário do Sul, temporal derrubou postes, destelhou residências e causou destruições impressionantes como na fachada da loja Quero-Quero, próximo à antiga Viação Férrea: fachada desabou totalmente (foto Natana Castro) |
O temporal da madrugada desta quinta-feira (19) causou muitos danos na região. Em São Gabriel, até o presente momento, apesar dos ventos que causaram apreensão na comunidade durante a madrugada e queda de luz, até o presente momento, segundo os Bombeiros, foram registradas apenas quedas de árvores e nenhum destelhamento na cidade até então. Mas o estrago foi maior em municípios da região.
 |
Temporal da madrugada deixou cidade sem luz e destruição em Rosário (foto Natana Castro) |
 |
Casas foram destelhadas no município vizinho (foto Natana Castro) |
Em São Gabriel, vários bairros como o Vivenda, Bom Fim, Progresso e Bela Vista estão sem energia elétrica e postes danificados. Mais uma vez, o telhado da Escola Estadual José Sampaio Marques Luz foi danificado. Segundo o INMET, os ventos tiveram cerca de 95 km/h. Algumas localidades no interior estão sem energia, em situação crítica. Santa Margarida teve registros de ventos fortes, especialmente na Serrinha e na zona urbana da cidade. A Polícia Rodoviária Federal alerta para trechos com árvores caídas. Segundo as últimas informações, há trânsito em meia-pista na BR-290, próximo a Rosário do Sul.
 |
Santa Maria foi a cidade mais afetada pelo temporal, com danos em empresas e bairros sem luz (foto Júlia de Abreu) |
 |
Várias árvores caíram nas ruas de Santa Maria com o temporal da madrugada (foto divulgação) |
Os estragos foram maiores na região. Em Santana do Livramento e Rosário do Sul, foram registrados queda de granizo. No município vizinho, além da falta de energia elétrica, o estrago foi chocante ao ser visto pela manhã. Árvores caídas e danos em residências e empresas, além de postes caídos. Um dos mais impressionantes foi a fachada da loja Quero-Quero na Avenida General Canabarro, no Centro da cidade, que desabou inteira.
Em Santa Maria, foram registrados 94 km/h de vento, a cidade foi a mais atingida pelo temporal. Relatos de leitores do site deram conta de que foi um dos temporais mais aterrorizantes já vistos. Além de casas destelhadas em toda a cidade e falta de energia, várias empresas tiveram fachadas destruídas. A Defesa Civil distribuiu mais de 300 metros de lonas para as famílias no começo da manhã e a cidade ainda está em sua maioria sem luz.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 19/10/2017 09h38
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com