Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Papo Reto no Caderno7

Colégio Perpétuo Socorro, 110 anos de história a serviço da educação

Garupa São Gabriel - Tá aqui do lado

Papelaria Saldanha agora em novo endereço

Vem aí a CVC em São Gabriel, a partir de 3 de junho

Inaugura nesta quinta em São Gabriel Lojão dos 10 Reais

Inscreva-se para o Vestibular de Inverno da Urcamp - aproveite as oportunidades

More com conforto no Hotel Obino de São Gabriel. Saiba mais!

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

UNOPAR é a sua escolha para o futuro

Renegocie suas dívidas judiciais com a Prefeitura com o REFIS Judicial

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Sicredi Pampa Gaúcho - Juntos geramos desenvolvimento para todos

Dra. Namiriane Müller Leal - Cirurgiã-dentista

Dra. Marcele Camponogara - Odontologia e Estética

Participe das aulas de musicalização com as Tolerantes

Papo Reto no Caderno7

João Pedro Lemos
Colunista do blog

O conhecimento é fundamental
O exemplo do Pai Moisés
Não vou tratar de crenças, suas verdades, seus dogmas, rituais. Não sou dono da verdade, razão pela qual mantenho o maior respeito por todos e a maioria das pessoas sabem como sou, porém algo em relação a toda precisa ser dita. O conhecimento é fundamental para a defesa de cada uma delas, para seu entendimento e para que essas venham a suprir o nosso anseio pelo que desconhecemos no seu todo.



Aqui vou pegar como exemplo uma pessoa que fazendo parte da crença afro-brasileira é detentor de profundo conhecimento na área. Falo do Pai Moisés de Oxalá pessoa que mantenho o maior respeito e admiração pela sua dedicação às crenças que cultua e acredita. Ele começou jovem, mas nunca perdeu a oportunidade viajar e buscar o conhecimento em todos os seus aspectos. E o mais importante, ele continua sempre se atualizando e é referência desse conhecimento em São Gabriel e região. Formado em direito e estando sempre atento aos desafios intelectuais que a religião exige, Moisés Marques é sem dúvidas uma pessoas que se destaca por seu conhecimento e entendimento.

Não quero com isso desfazer de ninguém, mas é chato quando se começa um debate com pessoas que defendem sem entender. Todo o fanatismo sem uma fundamentação seja ela científica ou teológica leva ao irracional. Quando olhamos para a história, vemos que todo o fanatismo levou ao holocausto. Há que se defender o que se crê, mas com bons argumentos. É isso que admiro no Moisés, sempre obtive muito conhecimento com ele, em meus tempos de universidade me vali de seus conhecimentos junto com a Mãe Neiva para complementar minha compreensão sobre crenças e religiões.

Da mesma forma conheço pastores com excelente formação teológica, que defendem sua religião com garbo e isso é bonito. O triste é quanto quem pouco conhece, critica ou até defende sob argumentos sem fundamento. O pior de tudo que já vi pessoas palestrar sem o mínimo conhecimento gerando mais dúvidas do que certezas.

Por isso entendo que conhecer é fundamental e por isso tenho minha admiração pelo Pai Moisés de Oxalá.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: