Vem para o Natal da Tottal Casa & Conforto

Vem aí o Reveillon Gaudério no CTG Querência Xucra, com animação de Os Serranos, 29 de dezembro

Invista no primeiro shopping center de São Gabriel

Confira os novos cursos na Unopar São Gabriel

Colabore para uma cidade limpa - Jogue Limpo com a sua Cidade

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Vem aí a Festa de Natal do EC Real, em 19 de dezembro

Papo Reto no Caderno7

João Pedro Lemos
Colunista do blog

O conhecimento é fundamental
O exemplo do Pai Moisés
Não vou tratar de crenças, suas verdades, seus dogmas, rituais. Não sou dono da verdade, razão pela qual mantenho o maior respeito por todos e a maioria das pessoas sabem como sou, porém algo em relação a toda precisa ser dita. O conhecimento é fundamental para a defesa de cada uma delas, para seu entendimento e para que essas venham a suprir o nosso anseio pelo que desconhecemos no seu todo.



Aqui vou pegar como exemplo uma pessoa que fazendo parte da crença afro-brasileira é detentor de profundo conhecimento na área. Falo do Pai Moisés de Oxalá pessoa que mantenho o maior respeito e admiração pela sua dedicação às crenças que cultua e acredita. Ele começou jovem, mas nunca perdeu a oportunidade viajar e buscar o conhecimento em todos os seus aspectos. E o mais importante, ele continua sempre se atualizando e é referência desse conhecimento em São Gabriel e região. Formado em direito e estando sempre atento aos desafios intelectuais que a religião exige, Moisés Marques é sem dúvidas uma pessoas que se destaca por seu conhecimento e entendimento.

Não quero com isso desfazer de ninguém, mas é chato quando se começa um debate com pessoas que defendem sem entender. Todo o fanatismo sem uma fundamentação seja ela científica ou teológica leva ao irracional. Quando olhamos para a história, vemos que todo o fanatismo levou ao holocausto. Há que se defender o que se crê, mas com bons argumentos. É isso que admiro no Moisés, sempre obtive muito conhecimento com ele, em meus tempos de universidade me vali de seus conhecimentos junto com a Mãe Neiva para complementar minha compreensão sobre crenças e religiões.

Da mesma forma conheço pastores com excelente formação teológica, que defendem sua religião com garbo e isso é bonito. O triste é quanto quem pouco conhece, critica ou até defende sob argumentos sem fundamento. O pior de tudo que já vi pessoas palestrar sem o mínimo conhecimento gerando mais dúvidas do que certezas.

Por isso entendo que conhecer é fundamental e por isso tenho minha admiração pelo Pai Moisés de Oxalá.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: