Abelino de Brito, o "Brito do galeto", morreu na manhã desta terça-feira aos 80 anos (foto arquivo C7) |
Brito, nascido em São Francisco de Paula em 17 de agosto de 1936, veio para São Gabriel em 1955 onde serviu o Exército. No ano seguinte, deu baixa e adotou a Terra dos Marechais como seu lar. Ele chegou a morar no Paraná, onde ficou por dez anos e trabalhou com churrascaria e galeteria, voltando para São Gabriel em 1985 e estabelecendo a Galeteria e Churrascaria do Brito, primeiramente junto ao antigo Hotel Centenário e depois, no largo da Praça Carlos Pereira, onde está até hoje.
Tinha uma personalidade cativante. Seu tempero do galeto era a marca registrada, assim como a paixão pelo futebol, como torcedor do Grêmio. Muitas pessoas famosas passaram pela sua empresa ao longo da história, para almoçar e conversar com Brito. Foi também tema das colunas de Paulo Sant'Ana e visitado por ele, além de demais personalidades como Maria do Carmo e Lasier Martins. Em 2014, foi agraciado com a Medalha Plácido de Castro - coincidentemente, o empresário Raphael Vanhove, falecido ontem, recebeu a honraria no mesmo ano. Deixa sete filhos, netos e demais familiares.
Ainda não há informações de horário de velório e sepultamento, o que pode ocorrer a qualquer momento. À família, nossos sentimentos.
Reportagem: Marcelo Ribeiro com informações de Nilo Dias
Data: 20/06/2017 12h54
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com