|
Projeto desenvolvido pelo ESF da UBS Zona Oeste leva educação e saúde para as escolas da região |
Para mostrar a importância, a promoção e prevenção na saúde através dos cuidados básicos de uma forma bem descontraída, a equipe do Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde Zona Oeste, que fica na Avenida Francisco Chagas, realiza desde 2016 o projeto "ESF nas Escolas", onde com atividades lúdicas, os seus integrantes repassam dicas sobre cuidados com a saúde e o bem-estar. Uma das apresentações aconteceu nesta segunda-feira (24), na Associação Pró-Down, a mais nova parceria da atividade.
|
Peça teatral apresentada à alunos da Pró-Down falou sobre a importância de uma alimentação saudável e o papel das frutas neste processo |
Segundo a coordenadora do projeto, enfermeira Andressa Possati, a ação já esteve em escolas como o Marques Luz e o João Pedro Nunes (Poli) e a ideia é espalhar o projeto pela comunidade. "Começamos no ano passado, estamos engatinhando ainda, mas vamos seguindo esta ação de prevenção e promoção da saúde junto aos alunos da rede pública de ensino, onde ensinamos por exemplo, saúde bucal, higienização, alimentação correta, de uma forma alegre para as crianças", explicou.
|
Atividade teve ainda brincadeiras, música... |
|
...e tarefas pedagógicas, como colorir ilustrações e o ensino das propriedades das frutas |
|
Integrantes do ESF que atuam no projeto que visita as escolas da região abrangida pela UBS |
Estes cuidados são passados em forma de atividades lúdicas, como teatro, tarefas pedagógicas, entre outros, mas sem desviar do foco que é a importância de viver com saúde. "Conversamos antes com as direções das escolas para ver qual é a principal necessidade de saúde e trabalhamos focado nesta questão, informando mas divertindo as crianças também", destaca. Todos os integrantes participam voluntariamente do projeto.
A área de atuação é a mesma da UBS, que registra um grande número de escolas em sua região, na Zona Oeste da cidade. Os alunos da Pró-Down acompanharam uma peça teatral sobre a importância do consumo de frutas para a saúde e os malefícios causados por produtos industrializados, como salgadinhos, doces e refrigerantes. O projeto estará nesta terça-feira na Comunidade São Paulo Apóstolo, na Cidade Nova, com a Pastoral da Criança. Para mais informações, entre em contato com a UBS da Zona Oeste.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 24/04/2017 17h06
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com