Santa Casa de Caridade comemorou seus 162 anos no sábado |
A Casa se soma a uma proposta apresentada pelo vereador Éder Barboza (PT) ao Provedor Marcos Góes, e estará funcionando na Rua Barão do Cambay, próximo à Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha. A casa estará sob responsabilidade da assistência social da Santa Casa, mas clubes de serviço já manifestaram interesse de colaborar.
Na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, o programa "Bom Dia Cidade" da Rádio São Gabriel teve apresentação diretamente da Santa Casa, com entrevistas de médicos, profissionais e da Provedoria da instituição, salientando as ações e investimentos realizados.
Uma Santa Casa de histórias
Essa história começou em 15 de abril de 1855, quando a instituição surgiu por meio do encontro de ideais para que a comunidade tivesse um atendimento humanitário de saúde. Assim, Jonathas Abbott, Julião Antônio Garcia, Francisco Dias Ramos, Antônio Arranca Pedras e outros, se reuniram para criar a Santa Casa. Neste dia, foi lançada a pedra fundamental do prédio que viria a ser o hospital, em terreno de Francisco Rodrigues Dias Ramos. Seu primeiro Provedor foi Julião Antônio Garcia e assm, começava a história da "Santa Casa Feita de Amor", como denominou o historiador Osório Santana Figueiredo.
Seu maior passo foi dado em 2008, quando o novo Centro Clínico foi inaugurado, constituindo um novo PA 24 Horas, amplo e moderno. O Hospital é o quarto mais antigo do Estado. A Santa Casa tem como Provedor na atualidade, o advogado Marcos Góes, além de extensa equipe de colaboradores, entre o administrativo, médicos, enfermeiros, técnicos que apesar das dificuldades na saúde atual, fazem com que a instituição se sobressaia neste panorama. Parabéns!
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 17/04/2017 12h32
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com