Colunista do blog
Horta pode não matar a fome, mas ajuda a amenizar
Que isso não sirva para crítica a ninguém absolutamente, mas está na hora de buscarmos alternativas, especialmente na questão da fome e alimentação saudável. E com todo respeito, muitas dessas soluções estão perto de nós. Quando olhamos a quantidade de terrenos baldios, terra bem adubada em pátios acumulando lixo, detritos e restos de material, em algumas situações recicláveis, vê-se o quanto falta estímulo e educação para o aproveitamento de espaços para micro-produção. E nesse ponto São Gabriel tem espaço de sobra.
Hortas comunitárias seriam a solução para amenizar a fome, mas ideia precisa ser adotada pela comunidade |
Os legumes e verduras basta plantar, pode-se comercializar uma parte para complementar com a aquisição do arroz ou macarrão e está feita alimentação. O Poder Público dispõe de meios para esse incentivo, técnicos da Emater, da Agricultura estão aptos para isso, desde que haja interesse das comunidades e do cidadão. As associações de bairro podem estimular, buscar meios para desenvolver essa cultura.
Não que isso solucione a fome em si, mas auxilia no combate com uma alimentação saudável. Dá trabalho, dá sim, mas nenhuma solução ou que amenize algum problema vem sem trabalho.
Minha sugestão: tem pátio? Plante uma horta, plante árvores frutíferas, estarás ajudando a natureza, melhorando sua alimentação, ocupando o tempo com uma atividade cujo resultado poderá beneficiar muitas pessoas e mesmo que tenhas uma situação financeira razoável, estarás economizando nas verduras e legumes. Aproveite a mãe terra te dá todas as possibilidades, aproveite, ainda que as mínimas. Uma boa semana a todos.