Vem para o Natal da Tottal Casa & Conforto

Vem aí o Reveillon Gaudério no CTG Querência Xucra, com animação de Os Serranos, 29 de dezembro

Invista no primeiro shopping center de São Gabriel

Confira os novos cursos na Unopar São Gabriel

Colabore para uma cidade limpa - Jogue Limpo com a sua Cidade

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Vem aí a Festa de Natal do EC Real, em 19 de dezembro

Papo Reto no Caderno7

João Pedro Lemos
Colunista do blog

Horta pode não matar a fome, mas ajuda a amenizar
Que isso não sirva para crítica a ninguém absolutamente, mas está na hora de buscarmos alternativas, especialmente na questão da fome e alimentação saudável. E com todo respeito, muitas dessas soluções estão perto de nós. Quando olhamos a quantidade de terrenos baldios, terra bem adubada em pátios acumulando lixo, detritos e restos de material, em algumas situações recicláveis, vê-se o quanto falta estímulo e educação para o aproveitamento de espaços para micro-produção. E nesse ponto São Gabriel tem espaço de sobra.



Hortas comunitárias seriam a solução para amenizar a fome, mas ideia precisa ser adotada pela comunidade
Não precisamos ir à região da serra para entendermos que a fome se soluciona com produção e nem precisa ser em grande escala, no Japão, por exemplo, planta-se em vasos, criam-se enormes espaços aéreos para isso. Ouve-se muito falar em sopão comunitário e olha que um sopão de legumes e verduras realmente alimenta e de forma saudável.

Os legumes e verduras basta plantar, pode-se comercializar uma parte para complementar com a aquisição do arroz ou macarrão e está feita alimentação. O Poder Público dispõe de meios para esse incentivo, técnicos da Emater, da Agricultura estão aptos para isso, desde que haja interesse das comunidades e do cidadão. As associações de bairro podem estimular, buscar meios para desenvolver essa cultura.

Não que isso solucione a fome em si, mas auxilia no combate com uma alimentação saudável. Dá trabalho, dá sim, mas nenhuma solução ou que amenize algum problema vem sem trabalho.

Minha sugestão: tem pátio? Plante uma horta, plante árvores frutíferas, estarás ajudando a natureza, melhorando sua alimentação, ocupando o tempo com uma atividade cujo resultado poderá beneficiar muitas pessoas e mesmo que tenhas uma situação financeira razoável, estarás economizando nas verduras e legumes. Aproveite a mãe terra te dá todas as possibilidades, aproveite, ainda que as mínimas. Uma boa semana a todos.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: