Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

16 novembro 2016

Morre irmão Antônio Cechin, mentor da desapropriação

Antônio Cechin (e) faleceu nesta madrugada aos 89 anos. Ele foi homenageado pelo governo petista com a Medalha Plácido de Castro, em 2013, pelo Prefeito Roque Montagner e teria sido o mentor do ato de desapropriação da área em que teria tombado Sepé Tiaraju (foto arquivo C7)
Morreu na madrugada desta quarta-feira (16) um dos mais conhecidos militantes de movimentos sociais do Rio Grande do Sul e também o mentor de um dos atos mais polêmicos do Governo Roque Montanger (PT), que foi a desapropriação da área dos Assis Brasil. O irmão marista Antônio Cechin faleceu aos 89 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Ele estava internado no Hospital São Lucas da PUC, em virtude de uma fratura na bacia.



Natural de Santa Maria, Cechin tinha 73 anos de vida religiosa Marista e defendia muito a ecologia. Foi militante de movimentos sociais, organizou catadores de lixo e cooperativas de reciclagem e fundou diversos organismos, como a Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS), a Pastoral da Ecologia, a ONG Caminho das Águas e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Foi também o criador da Romaria da Terra e da Romaria das Águas.

Foi mentor de um dos momentos mais polêmicos do Governo de Roque Montagner, que foi a desapropriação da área da Família Assis Brasil para a construção de um memorial em homenagem à Sepé Tiaraju, que nunca saiu do papel. "Homenagear Sepé Tiaraju, o comandante das forças Guaranis, Corregedor da Redução Jesuítica de São Miguel Arcanjo, no local onde estava a Estância Jesuítica de seu Povo, desapropriando o local que representa o seu martírio é homenagear a história da formação do Estado", disse em texto que justifica o pedido de desapropriação e que gerou polêmica na comunidade.

Na ocasião, Cechin participou da posse de Montagner na prefeitura e entregou uma estátua de Sepé Tiaraju, que está no Gabinete do Prefeito. Meses depois, ele recebeu a Medalha Plácido de Castro em 2013 das mãos do Prefeito Roque. Na época, a homenagem foi alegada pelo fato de incentivar os catadores de material reciclável.

* Confira o documento em que ele fala sobre a desapropriação, extraído do site do Instituto Humanitas, que gerou muita repercussão na época.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 16/11/2016 13h26
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.