Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

13 abril 2016

Homenageando escritora gabrielense, Feira do Livro de Santa Maria será lançada na quinta

Evento será oficialmente lançado nesta quinta, no Monet (foto arquivo PMSM)
Santa Maria - O lançamento da Feira do Livro de Santa Maria acontece na próxima quinta-feira (14), a partir das 19h, no Monet Plaza Shopping. Participam da cerimônia o professor homenageado desta 43ª edição, Mario Lucio Rodrigues (Maucio), e familiares da professora gabrielense Ruth Farias Larré, homenageada póstuma da feira. De acordo com a comissão organizadora da festa literária, o patrono da Feira do Livro 2016 estará presente à abertura do evento, em 23 de abril, na Praça Saldanha Marinho.



Ainda nesta quinta-feira será apresentada a campanha publicitária da 43ª edição da feira, produzida por acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano - Unifra. Confira abaixo os currículos dos homenageados desta edição.

Eros Grau (Patrono) - Eros Roberto Grau nasceu em 19 de agosto de 1940 em Santa Maria. É bacharel em Direito desde 1963 e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, que, em 1977 o tornou Foi professor de graduação e pós-graduação em muitas instituições, entre elas a Universidade Federal de Minas Gerais, a Fundação Getúlio Vargas e a Universidade Estadual de Campinas. Foi autor de diversos livros, sendo oito no Brasil, entre eles: A ordem econômica na Constituição de 1988; Ensaio e discurso sobre a interpretação/aplicação do direito e Elementos de Direito Econômico. Já no exterior teve quatro publicações: La doppia destrutturazione del diritto, em Milão e Interpretación y aplicación del derecho, em Madri, são algumas delas. Além dos livros, teve pareceres e artigos publicados no Brasil e também na Alemanha, no Uruguai, no México, na Itália, em Portugal, na Argentina, na Espanha, na França e na Bélgica.

Ruth Farias Larré (Homenageada) - Ruth Farias Larré nasceu em 29 de agosto de 1938 no Rincão da Invernada, no interior de São Gabriel e faleceu em 25 de março de 2015, em Santa Maria. Era formada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, atual Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e começou a lecionar aos 16 anos. Também foi secretaria da Inspetoria Seccional do ensino Secundário e coordenou o Clube de Teatro no Colégio Estadual Manoel Ribas.  Ruth era sócio-fundadora e ex-presidente da Associação Santa-Mariense de Letras, que deu origem a Academia Santa-Mariense de Letras.  Está presente em todas as publicações de produções coletivas da Associação e da Academia Santa-Mariense de Letras. Recebeu a Medalha do Mérito Literário da Associação Santa-Mariense de Letras, foi professora homenageada na Feira do Livro de Santa Maria em 1998 e Patronesse da Feira do Livro de São Sepé em 2012. Publicou dois livros de autoria própria, Receita de Homem e Outros Poemas, de 2000, e Poemas e crônicas em sombra e luz, de 2008. Junto com a professora Solange Fonseca Kraetzig em 1980, publicou o livro didático Textos para vestibular. Além disso, foi protagonista de alguns espetáculos e participou e coordenou recitais poético-musicais.

Mario Lucio Bonotto Rodrigues (Professor Homenageado) - Graduado em Desenho Industrial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mario Lucio Bonotto Rodrigues, o Maucio, estudou mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor no Curso de Desenho Industrial da UFSM, mantém alguns projetos de extensão e estuda as relações entre arte, design, comunicação, literatura e culinária. Publica seus cartuns desde os anos 80 em diversos jornais e revistas, iniciando pelo jornal Tchê, de Porto alegre. Nos anos 90 tornou-se professor e participou da criação da revista Garganta do Diabo, como editor. Hoje é editor do zine independente Massa Folhada onde, segundo ele, publica “cartuns e prosas”.

LANÇAMENTO DA FEIRA DO LIVRO 2016
Quinta, 14 de abril, 19 horas
Monet Plaza Shopping (Av. Fernando Ferrari, 1483)
A Feira vai de 23 de abril até 8 de maio na Praça Saldanha Marinho


A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Apoio do SESI-RS.

Reportagem: Assessoria de Imprensa Prefeitura
Data: 13/04/2016 08h28
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.