Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

03 março 2016

Confira o resumo da última sessão da Câmara de Vereadores

Confira agora o que ocorreu na última segunda-feira, na Câmara de Vereadores de São Gabriel, com os principais assuntos abordados na sessão plenária:


Vagner Aloy - PDT
Maninho denunciou que Prefeitura informou que PPCIs estariam em dia quando na realidade estariam vencidos, segundo ele
Maninho denuncia que Prefeitura teria omitido vencimento dos PPCIsO vereador Vagner Aloy, Maninho (PDT) se manifestou sobre a situação dos Planos de Prevenção de Incêndios na tribuna da Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (29). O parlamentar relatou que em 29 de maio do ano passado, enviou um pedido de informação para a Prefeitura de São Gabriel, onde na resposta, constava que os PPCIs estavam em dia.

A solicitação foi feita pelo Pedido de Informação nº 35/2014 e respondida pelo ofício nº 106/2014, do Executivo. "Para nossa surpresa, as escolas que foram interditadas pela falta dos Planos estavam nesta lista como em conformidade. Então, as informações foram inverídicas", protestou. Ele irá solicitar à Câmara de Vereadores que envie estas informações ao Ministério Público, para investigação e possível denúncia.

Vereadores falam sobre situação do lixo na cidadeOs vereadores também falaram sobre a situação da coleta de lixo na cidade na sessão de segunda (29), que estaria gerando problemas de saúde pública por conta do acúmulo de demandas. O vereador Antônio Devair (Beka, PDT) afirma que conferiu o mutirão de recolhimento de lixo realizado por Secretarias Municipais e que o mesmo não teve resultado.

Antônio Devair Beka -PDT
Beka disse que mutirão de limpeza não surtiu efeito esperado e que vários locais da cidade continuam com muito lixo
Cilon Lisoski - PR
Cilon disse que última vez que cidade recebeu um serviço decente de limpeza foi quando a PRT era a prestadora do serviço
"Fui em alguns bairros e para nossa surpresa, o trabalho do mutirão não foi o esperado. Vimos locais como a Avenida das Acácias e o acúmulo de lixo segue, nem parece que passaram por lá", dizendo que a Secretaria dos Serviços Urbanos não consegue ampliar a frota para poder atender a demanda.

O vereador Vagner Aloy sugeriu que se faça um aditivo de contrato com a empresa Ansus, para que possa conseguir suprir o recolhimento do lixo. Por sua vez, o vereador Cilon Lisoski (PR) afirmou que a situação é tão crítica que uma última limpeza decente foi quando a PRT era a prestadora de serviço. "A Prefeitura não é capaz de se preocupar com o recolhimento de lixo. É uma questão de saúde pública, a situação é gravíssima", asseverou.

Marcos MEC - PSDB
Marcos está organizando caminhada em prol da liberação da fosfoetanolamina no próximo dia 12 em São Gabriel
Marcos MEC organiza mobilização pública pela fosfoetanolamina
O vereador Marcos Vieira (Marcos MEC, PSDB) anuncia que está organizando para o dia 12 de março, sábado, uma caminhada de apoio à liberação do medicamento fosfoetanolamina, que vem sendo apontado como a possível cura do câncer e que é produzido pela Universidade de São Paulo (USP), mas está com sua produção limitada e restringida. Marcos informou que a caminhada, que sairá da frente do Colégio Perpétuo Socorro a partir das 8h30 da manhã, visa chamar a atenção da comunidade para que lute pela autorização e legalização das pesquisas e produção da "fosfo" como é chamada.

"Precisamos lutar para que este medicamento seja liberado para pesquisa, para a comprovação de que pode amenizar e curar o câncer, pressionar nossos deputados e senadores para que liberem a fosfo", afirmou. Uma moção de apoio será assinada pelos vereadores e a ação tem ainda o apoio do Gabinete do vereador Maninho, que informou sobre uma palestra que deverá ser proferida pelo assessor jurídico da Assembleia Legislativa do Estado, Mauro Falcão, sobre o tema, no dia 21 de março, em horário a ser definido.

"Temos que pressionar as forças políticas para que esta liberação aconteça. Tem tantas campanhas que são realizadas pelo Governo Federal, mas a pesquisa da cura do câncer não ocorre porque? Vemos o interesse da indústria farmacêutica e de alguns médicos ser contrariado por isso? Precisamos que esta esperança seja liberada para quem sofre desse mal", finaliza MEC. Os demais vereadores anunciaram apoio à moção e a causa pela saúde.

Valdomiro Lima Chiquinho - PDT
Chiquinho pede melhorias no transporte coletivo urbano, que segundo a comunidade enfrenta sérios problemas
Câmara ouve clamor da comunidade por melhoras no transporte urbanoUma outra questão abordada pelos vereadores na última segunda (29) a pedido da comunidade foram os problemas do transporte coletivo urbano. O vereador Valdomiro Lima (Chiquinho, PSDB), solicitará a concessionária responsável que estude uma possibilidade de uma linha passar na Rua Brandão Júnior. "Há muitos pessoas que tem que se deslocar à Unidade Básica de Saúde para consultas e tem que parar muito longe, ou na Avenida Francisco Chagas ou na Júlio de Castilhos, o que gera dificuldades se a pessoa está doente", afirma.

O parlamentar ainda levou a público queixas de que uma das linhas de ônibus também não passa pelo Bairro Dr. Dácio, na Zona Sul da cidade. "O ônibus passa no máximo até a Rua Miguel Santana e dobra na São Pedro, a caminho do Élbio Vargas. Vamos ver a possibilidade de uma linha passar pelo Bairro por meio do Corredor das Tropas, o pessoal reclama muito", disse Chiquinho. O vereador Vagner Aloy (PDT) sugeriu a realização de uma audiência pública sobre o assunto na Câmara de Vereadores.

Dentro do tema, os vereadores Marcos Vieira, MEC (PSDB) e Antônio Devair, Beka (PDT) se manifestaram sobre o assunto. Marcos disse que fez uma solicitação de uma linha que passasse pelo Bairro Passo da Lagoa e não foi atendida. "Conversamos com a direção da empresa e ficou a promessa de se adotar uma linha que passasse pelo Bairro, mas não fomos atendidos. A comunidade sofre para se deslocar aos pontos, que às vezes ficam longe", disse. O vereador pedetista disse que o transporte coletivo passa por um momento de "caos". "Os ônibus estão em um estado deplorável que está parecendo que 'vão cair', sem condições. Vamos esperar até quando para que a licitação ocorra?", protestou.

O vereador André Lemes (PT) disse que a licitação para escolher uma nova concessionária para o transporte coletivo está em análise no Ministério Público.

André Lemes - PT
André Lemes diz que Governo Estadual "está maltratando o funcionalismo" e sugere que gaúchos peçam o impeachment de Sartori
André Lemes protesta contra situação do funcionalismo estadualO vereador André Lemes (PT) usou a tribuna para inicialmente, destacar a aquisição da Usina de Asfalto e que em breve, ela estará entrando em funcionamento. O parlamentar informou que o valor investido pela Prefeitura foi de R$ 730 mil para a compra do equipamento. Ele diz que está sendo elaborado o projeto ambiental para a sua instalação, que será nas antigas oficinas da Prefeitura, no Bairro Pró-Morar.

O parlamentar também usou do espaço para criticar a situação com que o Governo Estadual estaria tratando o funcionalismo público. "Vamos cobrar sim, do Governo Sartori que valorize o funcionalismo e pare de maltratar o servidor estadual. Não tem repasses para a segurança, saúde e educação, e o cidadão é que paga a conta. O povo gaúcho tem que pedir o impeachment do governador também porque está insatisfeito com a escolha feita", finaliza.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 03/03/2016 13h10
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.