João Pedro Lemos
Colunista do blog
Parabéns Vila Nova do Sul
A cidade de Vila Nova do Sul sediou o 16º Encontro de Bandas no sábado, 31 de outubro, resgatando um marco histórico na cultura brasileira. As bandas além de envolver jovens com uma atividade saudável, também preenche horário com atividades extracurriculares, mas que mantém a integração escolar e acima de tudo disciplina e amizade, ensinado a importância da interdependência na realização de tarefas, criando ainda uma perspectiva para quem aspira no futuro à carreira musical. É preciso levar em conta também que a apresentação em público aumenta a autoestima dos adolescentes, ajudando-o a assimilar atividades positivas para a sua vida. O 16º encontro reuniu um grande público naquele município.
Encontro foi prestigiado pela Prefeitura de Vila Nova |
Aqui um breve histórico das bandas e retretas no Brasil. É preciso sim valorizá-las.
Difundida na Europa, a banda de música parece ter suas origens na França. No Brasil, embora haja a confirmação da existência de bandas militares na segunda metade do século XVIII em Pernambuco, elas vieram a ser mais populares a partir da chegada de D. João VI com sua corte ao Rio de Janeiro, em 1808. O rei trouxe consigo uma banda de música portuguesa e durante a estada da família real no Rio de Janeiro foram realizados vários concertos pelas bandas existentes na época. As bandas civis, que herdaram a disciplina e a organização das bandas militares, foram criadas por todo o Brasil. Havia bandas de músicas, tanto nas cidades, quanto em vilas, povoados e até em sítios e fazendas. As cidades do interior organizavam suas bandas civis, que passavam a ser um veículo de entretenimento coletivo, participando de movimentos políticos, acontecimentos religiosos, cívicos e sociais.
Banda da Brigada Mirim de São Gabriel participou do evento |
Grande público prestigiou o evento na Avenida Dário Antunes da Rosa |
As bandas desempenharam um papel fundamental na formação de novos músicos e na revelação de grandes talentos. Só para citar dois exemplos, o famoso compositor Carlos Gomes, autor de O Guarany, foi um músico de banda em Campinas, SP, sua terra natal e o maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira, o internacionalmente conhecido Eleazar de Carvalho, tocava baixo-tuba na banda dos Fuzileiros Navais.