Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

27 novembro 2015

Coluna do Alexandre Cruz

Alexandre Cruz
Colunista do blog

Que a operação Lava Jato nos ensina
Nunca é desejável que os caminhos da justiça e da política se entrecruzem em razão que gera  indício de promiscuidade entre os poderes ou entre a política e o dinheiro. Frequentemente, ambas às vezes. Brasil vive uma confusão num final de época e um desconcerto próprio da situação que somam novas irrupções da justiça na cena política.


A conta gotas se conhece as revelações sobre a operação Lava Jato que confirma que se trata de uma rede de corrupção muito bem estruturada em torno das finanças de diversos partidos, que cai por terra o argumento vitima de alguns dirigentes que não era “trama dos partidos que estão no governo e sim trama contra os partidos que fazem a coalizão com o governo.” De verdade, estamos diante de rede de clientelismo, que desmente o tópico que a corrupção no Brasil é atribuível a solitários desalmados, com a cota de estatística de delinquentes, que atuam em estrito benefício próprio. Não respondem a este perfil casos que ocupam as manchetes dos jornais. São, até onde se conhece, são tramas organizadas em torno do financiamento dos partidos.

Vivemos a explosão retardada de um dos princípios dos pontos sombrios da democracia brasileira: o dinheiro dos partidos. Não se quis afrontar no início, se acreditava na impunidade por cumplicidade (se todos fazem igual, não vamos a denunciar ou não seremos denunciados) e acabou explodindo, transformando em uma das fontes de descrédito do regime democrático porque tem sido a base de partida para construção de sólidos sistemas clientelistas que convertem o Estado em uma forma pós moderna do eterno caciquismo.

Os dirigentes políticos contribuem a irritação cidadã ao negar em assumir as responsabilidades que por ação ou omissão lhe correspondem. Tem aparecido a figura do tesoureiro como cabeça de turco. E um tesoureiro não é um cargo qualquer. Costuma ser uma pessoa de máxima confiança e lealdade do chefe. E um presidente de um partido é um irresponsável se desentende de uma questão tão sensível como o dinheiro.

O que fazer? Há quem pensa que seria a hora de fazer um reset. Deveriam os presidentes dos partidos envolvidos no Lava Jato assumirem suas responsabilidades: expliquem algo que sabem. Deixem de delegar a culpa aos tesoureiros, personagem que vai ao caminho de se transformar num símbolo de um regime. É hora de serem adultos, pois o passado pesa!!



0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.