Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

13 novembro 2015

Coluna do Alexandre Cruz

Alexandre Cruz
Colunista do blog

Dois pesos e duas medidas
Embora a Constituição diga que todos somos iguais perante a lei, uns são mais iguais que os outros, parafraseando a Orwell. Parece mentira que os políticos como Eduardo Cunha (PMDB) não estão na cadeia, enquanto um jovem foi preso por roubar livros e revistas de literatura científica na Livraria Cultura, no Shopping Salvador. Por muitos que os nossos dirigentes encham a boca com a palavra justiça, há dois pesos e duas medidas escandalosos dos juízes para medir ações dos poderosos e dos que não são. Aí está o exemplo, Alex, um baiano que é detido por roubar livros para estudar.


Há centenas de casos como esses na sociedade brasileira, pessoas que cometem um deslize em um determinado momento e tem que pagar por um duro castigo que lhe marcarão para sempre. Como diz o provérbio latino: 'dura lex, sed lex'. Isso contrasta com a benevolência da justiça com pessoas como Eduardo Cunha, que segundo a esmagadora provas que já existem, recebeu milhões de dólares em comissões que foram parar no paraíso fiscal. Cunha mentiu no Parlamento brasileiro e logo comprometeu a sua palavra, jurando que jamais tinha um só dólar nas contas opacas no exterior. O inexplicável patrimônio da sua esposa lhe incrimina porque não há justificativa racional alguma do seu manejo de quantidades milionárias.

O que é mais grave: roubar livro ou enriquecer-se ilegalmente desde o poder e aproveitando do cargo? Creio que todos sabemos a resposta, apesar que não faltará quem apele a presunção de inocência para explicar o motivo que Cunha não está na cadeia. Pois bem, não estão porque dispõe de melhores advogados, se beneficiam da garantia judicial e goza da proteção política que deriva da alta responsabilidade em que ocupa.

O que estou dizendo não é demagogia, é a pura verdade. Em esse país, se és rico ou poderoso, tem muitas poucas possibilidades de entrar na prisão se cometes um delito. Se és pobre, está perdido. Fica claro que certos políticos são intocáveis. Há muitas falhas e desafios pela frente, mas o pior é essa impunidade da classe dirigente, o que explica o ceticismo aos partidos políticos e a seus líderes, que são os principais responsáveis de que o poder judiciário siga atuando com dois pesos e duas medidas.



0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.