Solenidade realizada na "Praça Forte de Caxias" lembrou os 73 anos da subunidade de Comunicações |
Estabelecida há 73 anos na Praça que faz parte da história da região em 172 anos, a 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada comemorou seu aniversário nesta quinta-feira, 29 de outubro, com uma formatura alusiva a este momento especial. A unidade, estabelecida na histórica "Praça Forte de Caxias", que foi por muitos anos um forte estabelecido para guarnecer as terras das invasões estrangeiras, abriga a subunidade de Comunicações, realizou sua solenidade relembrando o feito de Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, que fundou as instalações que abrigam o quartel.
Evento teve presença de autoridades. Subunidade está localizada em prédio histórico fundado há 172 anos pelo Duque de Caxias |
A solenidade teve a presença do comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Arnaldo Antunes da Costa Neto. Foram agraciados os militares que foram destacados como praça mais distinta e os melhores atirador combatente e aptidão física. Com o título de "Amigo da Unidade", foram agraciados o Comandante do 9º Regimento de Cavalaria Blindado, Ten. Cel. Evandro Lupchinski; o Comandante do 3º Batalhão Logístico (Bagé), Ten. Cel. Jorge Oliveira Maia Filho; o soldado Vainer Jobim, do Corpo de Bombeiros; e o professor da Escolinha de Futebol da AABB, Varlei Perez. O delegado da Polícia Civil, José Bastos, recebeu o título de "Amigo da 3ª Brigada" do General Costa Neto.
Homenageados com o diploma de "Amigo da 13ª Cia Com Mec" |
Delegado Bastos recebeu o título de "Amigo da 3ª Brigada" das mãos do General Costa Neto |
Em seu pronunciamento, o comandante da unidade, Major Jairo Guerra, destacou que tem orgulho de estar ajudando a construir este legado no histórico aquartelamento e que a 13ª Cia Com Mec faz jus a denominação de "Arma do Comando", pela função que as Comunicações tem de apoiar as organizações militares. Por sua vez, o General da Brigada, Costa Neto, destacou o esmero com que os militares mantém a conservação das instalações. "Além de ser essencial para as organizações militares com as Comunicações, a Companhia está instalada em um lugar especial, que conserva com pequenas modificações a estrutura que surgiu no Século dezenove", destacou.
Costa Neto destacou o trabalho realizado pela subunidade pela comunidade e região |
A formatura terminou com o desfile da tropa, aberto com um grupamento de militares da reserva que serviram na unidade e uma confraternização. A instituição surgiu em 31 de outubro de 1942, quando como subunidade do então 1º Batalhão de Transmissões, a 2ª Companhia de Transmissões deu origem à 14ª Companhia Independente de Transmissões por meio do Decreto-Lei nº 4.905, em Natal (Rio Grande do Norte);
Após a 2ª Guerra Mundial, a Companhia se desloca para São Gabriel por determinação do Ministro da Guerra, onde sofre várias reestruturações até 1953, quando recebe a denominação de 13ª Companhia de Comunicações. Nos anos 2000, ela recebe a denominação atual, recebendo ainda várias modificações em sua estrutura, dentro do padrão de qualidade do Exército Brasileiro.