Moradores de dois prédios na Floriano Peixoto tiveram que deixar residências às pressas, por tremores sentidos nas estruturas dos mesmos. Gabrielenses confirmam ocorrido (foto Deivid Dutra/A Razão) |
Na noite desta quarta-feira (16), um tremor de terra de magnitude 8,4 na Escala Richter sacudiu uma área do Oceano Pacífico próximo ao Chile e Peru, por volta das 20h, gerando apreensão e alerta de tsunami, onde várias cidades litorâneas tiveram invasão de água por marés geradas. O fenômeno pode ter sido sentido em Santa Maria, de acordo com relatos de gabrielenses que moram por lá.
Dois edifícios, o Pampa e o Augusto, situados na Rua Floriano Peixoto, foram evacuados às pressas pela Defesa Civil de Santa Maria. Moradores dos prédios sentiram um estrondo seguido de tremor das estruturas por volta das 20h30. Ninguém ficou ferido e o trânsito no local foi interrompido. Também foram percebidos tremores no Edifício Ymembuy, que fica no Calçadão Salvador Isaia, no Centro.
Gabrielenses relatam o susto que amigos passaram. A estudante de enfermagem Isis de Lima Rodrigues relatou que uma amiga confirmou estes tremores na Floriano Peixoto, também confirmados por outra gabrielense, Gabrielle Dallazen. "Deu pra sentir, fraco, mas tremeu tudo aqui", afirmou.
No Chile, outro gabrielense que mora lá, o jornalista Cléber Ismério de Oliveira, relatou o que foi vivenciado. "Estamos bem, felizmente o país é preparado para terremtos, o problema é o tsunami. Tivemos relatos de prédios que já tiveram dois andares tomados pelas águas do mar", afirmou. Desta vez, foram oito mortes e mais de um milhão de pessoas fora de suas casas. Em 2010, o país sofreu com um sismo de magnitude 8,8 que causou destruição em várias cidades e 795 mortes.