Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

01 setembro 2015

Projeto que prevê penas mais severas para o abigeato é apresentado na Expointer

Projeto de lei que aumenta as penas do abigeato foi apresentado pelo deputado federal Afonso Hamm foi apresentado na manhã de hoje na Farsul
O Projeto de Lei 6999/2013, de autoria do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que prevê o aumento da pena para quem cometer o crime de abigeato, o abate e o comércio de carne clandestina e outros alimentos sem procedência legal, foi apresentado na terça-feira, no auditório da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), na Expointer, em Esteio/RS. A proposta deverá entrar na pauta de votação ainda nesta semana, no plenário da Câmara dos Deputados.


A audiência pública foi promovida pela Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, proposta pelo deputado Afonso Hamm em parceria com a Farsul. O evento reuniu lideranças de todo o Estado, produtores rurais, representantes das entidades, vereadores e prefeitos. Os debates também ficaram a cargo do vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira; do secretário da Agricultura e Pecuária do RS, Ernani Polo; representante da Confederação Nacional de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rafael Linhares; representante do Ministério da Agricultura, Ana Lúcia Stepan; vereador de Bagé, Antenor Teixeira (proponente da audiência que motivou a elaboração do PL); Secretário Executivo do Comitê do Abigeato no RS, tenente coronel Rogério Martins Xavier, que representou a Secretaria de Segurança; promotor de Justiça do Ministério Público, Luciano Vaccaro; presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Móglia, que também relatou sobre o Programa Ações Integradas de Segurança Rural (ACINSER); o presidente do Sindicato Rural de Santana do Livramento, Luís Cláudio Andrade; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Civil.

A pena para quem subtrai, com finalidade de produção ou comercialização dos animais, ainda que abatido ou dividido no local do furto, será de reclusão, de dois a oito anos, e multa. Essa mesma pena é para quem adquirir, receptar, transportar, conduzir ou ocultar. Já, para quem vender, ter em depósito para venda ou entregar a carne ou outros alimentos sem procedência lícita, a pena é de detenção, de dois a cinco anos e pagamento de multa, estipulada em 500 a mil reais dias-multa. Antes a pena era furto simples de um a quatro anos.

Hamm relata que o crime de abigeato tem gerado muitos prejuízos aos produtores rurais e está em pleno crescimento em todo país, onde existem grandes extensões e isolamento das propriedades rurais. E relatou que dos 400 a 500 mil animais abatidos no Rio Grande do sul, ao ano, conforme dados da Secretaria de Agricultura, 20% são abates clandestinos de animais. “Além do prejuízo aos produtores e o perigo para a saúde pública, o crime resulta na sonegação de impostos”, relata Hamm ao argumentar que o problema é grave para toda a sociedade e os produtores, desde o pequeno até o grande, citando inclusive casos que afetaram animais usados para melhoria genética, premiados em Esteio e que foram abatidos clandestinamente.

O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, destaca que “o projeto é um instrumento forte para conduzir o abigeato e aprofundar as penas, por que na realidade o que acontece com a legislação atual é que em muitos casos o abigeatário sai da delegacia antes do denunciante”, relata Pereira ao demonstrar a expectativa para que o Congresso aprove rapidamente este projeto de lei.

Caderno7 na Expointer
Acompanhe a cobertura do site Caderno7 na Expointer, de 31 de agosto a 4 de setembro. Cobertura multimídia diretamente do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio pelo site e redes sociais. Lançamento da 81ª Expofeira de São Gabriel no dia 2 de setembro, com boletim na Rádio RBC FM.

Apoio:
Sindicato Rural de São Gabriel
Deputado Federal Afonso Hamm
Cabanha Santa Maria de Benedito Franco
Núcleo Gabrielense de Hereford e Braford
Estância Luz de São João de Celso Jaloto e Magui
André Focaccia - ao lado do produtor rural
Brasão do Pampa Suplementos Minerais
Rossano Gonçalves
Vereadora Karen Lannes
Sicredi - Gente que coopera cresce
Hotel São Luiz
Armazém Criollo Pilchas e Regalos
Brito e Bertazzo - A casa da ração animal
Associação Comercial e Industrial de São Gabriel
Arco e Íris Transportes
Vereador Chiquinho do PSDB
Spin Buffet e Assessoria em Eventos de Juliana Carvalho
PSDB São Gabriel
Aldo Machado - Presidente da FARGS e apicultor
Rádio RBC FM

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.