Renato, Alceu, Cristiano e Caco: brincadeira de infância que virou esporte de gente grande em São Gabriel |
Uma diversão que recorda o passado mas é levada a sério por um grupo de amantes do esporte está sendo desenvolvida em São Gabriel. O futebol de mesa - conhecido em nossa infância como o "futebol de botão" - é representado no município pela Academia Gabrielense de Futebol de Mesa (AGFUME), composta por oito integrantes, chamados de "técnicos de futebol de mesa" que se reúnem semanalmente para treinar, jogar e se preparar para os campeonatos que são disputados em Santa Maria, única cidade na região que sedia estes.
O blog conversou com quatro deles, que são os mesa-futebolistas Cristiano Alex Borges, Ricardo Salvadé (Caco), Renato Machado e Alceu Mello, que apresentaram os times que representam nos certames e nos encontros. Cristiano salienta que mensalmente, eles disputam etapas do campeonato promovido pelo Núcleo Universitário do Futebol de Mesa (NUFUME) de Santa Maria. "Até então, São Gabriel não tinha participantes de campeonatos, e então nos reunimos para retomar este divertimento que tínhamos na juventude", frisa.
Equipamentos usados nas competições, junto com as conquistas nos torneios disputados em Santa Maria |
Botões de épocas antigas também são utilizados pelos técnicos |
Os integrantes da AGFUME se reúnem aos sábados e eventualmente durante a semana para jogar. Em vésperas de campeonatos, a preparação é maior, mas também é feito um "esquenta" com churrasco. A Academia foi fundada em março de 2015, e desde então, vários torneios já foram disputados. "Santa Maria por exemplo, realiza campeonatos desde 2004, onde equipes de todo o Estado vem para disputar estes torneios que tem apoio inclusive da Prefeitura e de grandes marcas como a Eny, por exemplo", explica Cristiano.
A média de idade dos participantes é de 40 anos - o campeão estadual por exemplo, tem 78 anos de idade - e o futebol de mesa é encarado profissionalmente. As peças tem várias especialidades e formatos, até para a tática dos técnicos. "Tem peças que variam de 3 a 5 mil por unidade pelo país afora, e existem torneios como os oficiais. Mas pode se montar um time com média de 250 reais, além da mesa, que custa em torno de 500 reais", explicam os técnicos.
Os técnicos possuem times similares aos originais. Representam São Gabriel em torneios as equipes do São Gabriel, Estrela Vermelha, Mazembe, Apocalipse, Ìbis, Cruzeiro, AACF e o Grêmio. A Academia Gabrielense é a pioneira em participação de torneios e deverá em breve começar a organizar campeonatos da modalidade no município.
A regra é a adotada pela Federação Gaúcha da categoria. Além dos citados, fazem parte ainda os mesa-futebolistas Diego Barielli, Márcio Pires e Valério Teixeira. É um esporte que fez sucesso na infância mas que tem respeito de "gente grande" que ressurge na Terra dos Marechais.
Dica: Times completos variam de 50 a 350 reais.
ResponderExcluir*Times normais a bons, claro tem muito mais caro por aí!!!
Botões avulsos variam de 5 reais a 500.
Vagas abertas para quem quizer comparecer !!!
Temos times para emprestar para iniciantes.
Não cobramos nada de mensalidade.
Conversamos e explicamos a regra e discas.
Somos iniciantes também, mas estamos nos aprimorando.
1x ao mês vamos a Sata Maria.
Contato pelo facebook de : CRISTIANO ALEX BORGES.
Obs: Diego Bariane (barielli é italiano hahahahaha)
Ass: (( Renato Rodrigues Machado - 2015 * Time: Apocalipse ))