FESTEJOS FARROUPILHAS DE SÃO GABRIEL 2025 - 1

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

Mês Farroupilha Peruzzo - O mês mais bagual do ano

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - O mês mais bagual do ano

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

15 setembro 2015

20 de Setembro: Um feriado que começou por São Gabriel

Reportagem da Folha da Fronteira lembra como começou a ideia de fazer do dia 20 de setembro feriado estadual: tudo começou em São Gabriel (foto Valandro Ferreira/Facebook)
Reportagem publicada em 2013, mas sempre reforçamos por que foi por São Gabriel que começou a ideia de que o 20 de setembro se tornou feriado. 

Poucos sabem, mas o feriado de 20 de setembro, que marca o aniversário da Revolução Farroupilha, teve origem em São Gabriel. A história foi resgatada nos últimos dias por Valandro Fagundes Ferreira, em seu perfil no Facebook. A ideia surgiu em uma Cavalgada que foi de São Gabriel à Santana do Livramento, em dezembro de 1994, para homenagear a primeira senadora gaúcha, Emília Fernandes, na época no PTB, mas que originou um pedido para que o dia 20 de setembro fosse transformado em feriado estadual, por que até então era ponto facultativo.

A "Cavalgada Unidos pelo Tradicionalismo Riograndense" saiu de São Gabriel no dia 19 de dezembro de 1994, em direção à Livramento. De acordo com a reportagem publicada pelo jornal Folha da Fronteira no ano de 1999, Valandro salientou que a ideia da Cavalgada recebeu apoio por parte da Associação Cultural Alcides Maya, onde ofereceu sua sede para a partida da mesma e que no contato com a senadora, seria reivindicado que a data se tornasse feriado estadual.

Com o pedido assinado pelos 13 tradicionalistas que participaram da empreitada, começou o trabalho no Senado e na Assembleia Legislativa do RS. O deputado Jarbas Lima (PP), apresentou uma proposta para que cada Estado escolhesse uma data para ser feriado. A Senadora Emília Fernandes foi essencial para que esta ideia fosse aprovada e tornasse o dia 20 feriado estadual, por meio da Lei 9093, sancionada em 12 de setembro de 1995 pelo então Governador Antônio Britto.

Graças ao trabalho de 13 tradicionalistas, que levaram quatro dias para ir até Livramento e contataram a Senadora, o dia 20 de setembro é feriado, luta essa que começou com São Gabriel. 

1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. COM REFERENCIA A MATÉRIA SOBRE O FERIADO DO DIA VINTE DE SETEMBRO, A IDEIA, DA CAVALGADA NÃO PARTIU DA ASSOCIAÇÃO ALCIDES MAYA MAS ELA NOS DEU TOTAL APOIO E PARTIMOS DA FRENTE DA SUA SEDE.. ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.