Polo da Uninter em São Gabriel terá novos cursos neste ano |
Considerando as necessidades do mercado, o Centro Universitário Internacional Uninter está com novos cursos no polo de São Gabriel (RS). A instituição, que está na cidade há quase dez anos, oferece mais de 100 opções de cursos entre graduação e pós-graduação a distância, modalidade com a qual trabalha desde 2003. Entre as novidades, estão a graduação e pós-graduação em Serviço Social. Atualmente, o Brasil tem mais de 135 mil profissionais de serviço social registrados no Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). O país só perde para os Estados Unidos no número de assistentes sociais e ainda há muito espaço para atuar nesta área.
“Órgãos públicos das áreas de saúde, assistência social, educação e previdência social são os que mais empregam assistentes sociais no Brasil. E estes profissionais também têm diversas oportunidades de atuação em empresas privadas e no terceiro setor. Hoje, encontramos assistentes sociais em escolas, associações, hospitais, repartições públicas e outros setores”, destaca Dorival da Costa, coordenador do curso de Serviço Social da Uninter. Ele ainda comenta que, entre outras atividades o assistente social pode ser o responsável por implantar ou mesmo criar projetos visando o acesso da população às áreas da saúde e educação, sempre propondo soluções para melhorar a vida de crianças, jovens, adultos e idosos. O coordenador da Uninter reforça que o curso envolve estágio obrigatório e atividades complementares, como palestras e participações em eventos, com o objetivo de complementar o aprendizado dos alunos.
Outro curso que está disponível a partir de agora é a graduação em Sociologia. Depois de 37 anos fora do currículo escolar, em 2008 uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação determinou que a matéria fosse obrigatória no ensino médio. O principal problema é a carência de profissionais graduados para dar estas aulas. “Hoje o nosso curso é direcionado para a formação de professores, tanto para escolas públicas quanto privadas. Isso, porém, não significa que os profissionais formados em Sociologia trabalham apenas como professores. Além da demanda expressiva pela atuação em sala de aula, quem faz licenciatura neste curso também pode atuar na assessoria de ONGs, no planejamento e desenvolvimento de projetos sociais e culturais”, explica Luis Fernando Lopes, coordenador do curso de Sociologia da Uninter. E para que o profissional esteja preparado para o mercado de trabalho, o estágio obrigatório envolve observação e prática no ensino médio e fundamental, além de instituições que não são escolares.
A licenciatura em Artes Visuais também é uma opção para a formação de novos professores. No mercado de trabalho, os graduados nesta área geralmente são contratados por escolas, instituições artísticas e culturais. Mas a atuação não é restrita a sala de aula, pois eles também atuam como coordenadores de cursos livres, no desenvolvimento de projetos educativos ou no desenvolvimento de programações artísticas. As regiões Sul e Sudeste oferecem as melhores oportunidades na comunicação visual.
Mais informações sobre estes e outros cursos pelo telefone (55) 3237-2101 ou na Avenida Celestino Cavalheiro, 242 (Centro).