![]() |
Simpósio de Empreendedorismo e Inovação da campanha reuniu várias autoridades e empresários nesta terça, em Bagé (foto Gi Kraemer/Especial) |
Simpósio reuniu mais de 300 pessoas entre empresários locais, estudantes e autoridades
Bagé - Essa terça-feira (14) foi dedicada a debater sobre inovação para uma parcela de empresários, estudantes e autoridades políticas, que participaram do 1º Simpósio de Empreendedorismo & Inovação da Campanha. O evento foi realizado pela Associação de Jovens Empreendedores de Bagé (AJE) em parceria com o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (Ifsul) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e contou com sete palestras e uma mesa redonda sobre o tema - entre os palestrantes, o presidente da Associação Gaúcha de Startups, Thomás Capiotti, de São Gabriel.
Na parte da manhã, o plenário da Câmara de Vereadores foi palco para falar sobre inovação e empreendedorismo em tempos de crise. O presidente da AJE, Vinicius Assumpção, o empresário Luis Fernando Dallé, o presidente da ACIBa, Lindonor Peruzzo Júnior, o professor da Unipampa, Ivonir Petrarca, o professor do Ifsul, André Mello, e o presidente da Associação Gaúcha de Startups, Thomás Capiotti, ofereceram suas visões sobre o conceito de inovação. O presidente do Legislativo, Divaldo Lara, participou da abertura, destacando a importância do debate.
Durante a tarde e no período da noite, os participantes do Simpósio se reuniram no auditório do Ifsul, para assistir sete painéis, com palestrantes que representaram a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Rural Jovem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Unipampa, ONG Albiss, Parque Científico e Tecnológico Tecnopuc e Associação Gaúcha de Startups.
Assumpção, avalia que o evento marcou uma nova fase para o empreendedorismo e a inovação no município. “Certamente esse será o primeiro de muitos, pois tivemos uma feliz parceria que nos possibilitou contato com um público jovem, que não participa habitualmente de nossas atividades, em um lugar novo, com excelente estrutura, que nos recebeu de portas abertas”.
De acordo com o presidente, o evento reuniu estudantes das quatro principais universidades da cidade, o que considera um fato inédito. “O que vimos no Simpósio foi inovação, empreendedorismo e muitos jovens. Tivemos a oportunidade também de conhecer mais sobre o funcionamento do Parque Tecnológico que deverá ser instalado aqui, o que é muito positivo”.
INOVAÇÃO – O 1º Simpósio de Empreendedorismo & Inovação da Campanha debateu maciçamente o conceito de “inovação”. O que pode-se concluir, entre as várias falas, é que inovação não é algo tão distante e difícil de ser alcançado. Os presentes defenderam que para inovar não é preciso, necessariamente, ter uma grande ideia ou desenvolver um novo produto, mas sim criar soluções para ultrapassar as dificuldades do dia a dia das empresas, com mudanças de processos que promovam diferenciais. “A inovação está presente na prática dos negócios, pois quem tem empresa está buscando diariamente melhorar. O importante é não se acomodar”, observaram Luis Fernando Dallé, Ivonir Petrarca e Thomás Capiotti.