Deputado Lara participou de audiência pública sobre situação grave da Santa Casa de Livramento (foto Paiol Assessoria) |
Santana do Livramento - Na noite desta segunda-feira o plenário da Câmara de Vereadores de Livramento lotou para a audiência pública da Saúde. O objetivo da reunião foi debater a grave situação financeira da Santa Casa de Livramento, que assim como em outros 200 municípios do Rio Grande do Sul, cogita o fechamento de leitos e diminuição de atendimentos. A mesa principal foi composta pelo provedor da Santa Casa, Carlos Vieira, o vereador proponente da audiência, Lídio Mateus (PTB) e o deputado estadual da Frente Parlamentar em defesa das Santas Casas, Luis Augusto Lara (PTB), entre outras autoridades.
Segundo Lara, o motivo das mobilizações em todo o estado é mobilizar a população para pressionar o governo. “A pressão popular é uma das principais formas de fazer com que o povo seja escutado. Precisamos nos unir e mostrar ao governo que a saúde deve ser a prioridade das prioridades”, afirma. O deputado ainda salientou que o movimento em defesa das Santas Casas deve ser apartidário, unindo todos os partidos em favor da saúde. “Não temos que encontrar culpados, mas resolver o problema. Faz mais de 40 anos que o estado vive em uma situação financeira difícil, gastando mais do que recebe. Temos que nos unir pela saúde”, diz.
O vereador Mateus também ressaltou a importância da mobilização popular e apresentou como justificativa da proposição da audiência a necessidade de apresentar ao povo os reais números que hoje assustam o orçamento da casa hospitalar. “A comunidade precisa estar ciente do problema que enfrentamos e precisa saber o que a Santa Casa está fazendo para conseguir manter o atendimento e seguir em frente”, declara.