Mais uma mudança movimenta a política local. O militar da reserva e ambientalista Dagoberto Machado (Beto Machado, foto ao lado) enviou nota à redação do Caderno7 comunicando que deixou o Partido Verde e funda em São Gabriel o Partido Ecológico Nacional (PEN), se tornando seu primeiro presidente. Com isso, o PEN se integra ao Governo Municipal, onde Dagoberto atua no setor de Meio Ambiente.
Segundo ele, sua saída se deu após desentendimento com o presidente estadual do PV, Márcio Souza, por ter apoiado o candidato à reeleição Tarso Genro (PT), divergindo da orientação do partido que era apoiar o candidato ao Governo e atual Secretário da Educação, Vieira da Cunha (PDT). "Nós apoiamos o ex-governador em consideração dele à segurança pública, que deu reajustes até 2018", dizendo ainda na nota que contrariou a orientação do PV por que a legenda visou apenas "interesses partidários sem consultar os diretórios e comissões provisórias para discussões", frisou.
Com isso, Machado procurou outro partido para que desse autonomia à comissão provisória, onde entraram em contato com o Presidente Estadual do PEN, Elias Vidal e expôs suas ideias políticas, "visando a sustentabilidade do meio ambiente, melhores condições de vida ao ser humano na sociedade e respeitando os direitos dos cidadãos", justifica.
Ele estará buscando filiações em São Gabriel e deverá ter candidatos para as eleições municipais. O partido atende pelo número 51. Dagoberto repassou a direção do PV para a advogada Fátima Brittes, que foi sua antecessora.