Em torno de 2 mil pessoas foram para à rua em São Gabriel, no manifesto que começou na entrada da cidade e foi até a Praça Dr. Fernando Abbott |
Superando adversidades e também temores de retaliações, as manifestações que tomaram conta do Brasil neste domingo também aconteceram em São Gabriel. O manifesto contra a corrupção, que reuniu mais de 2 mil pessoas iniciou no trevo de acesso à cidade e percorreu principais ruas até chegar na Praça Dr. Fernando Abbott, na tarde deste domingo, 15 de março.
Após concentração, os participantes fizeram a volta no trevo de acesso, em um bloqueio programado com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com a Brigada Militar, onde também houve o canto do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, a manifestação seguiu pela Avenida Antônio Trilha, Rua Tristão Pinto e Duque de Caxias, fazendo o contorno na Praça Dr. Fernando Abbott.
O objetivo da manifestação era o clamor contra a corrupção, alta dos preços e da inflação e a situação de falência do serviço público, além da crise que aflige a Petrobrás, estatal brasileira do petróleo. Dentro disso, o principal alvo dos protestos foi o PT, tanto a nível municipal quanto federal. A caminhada trancorreu de forma pacífica, sem incidentes e mesmo com o calor de mais de 30ºC, o público em vários níveis pode ir à rua.
No final da caminhada, manifestações foram realizadas no Espaço Cívico da Praça. Falaram lideranças como o Presidente do Sindicato Rural, Tarso Teixeira; o líder comunitário João Custódio Iturbide; o produtor rural Alex Silveira; o médico Luis Cristiano Maciel Cardoso; o líder politico Inocêncio Gonçalves; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Zeferino Barbosa; o advogado Flávio Munhoz; o presidente do PDT e da Associação Médica, Ricardo Coirolo; o médico e ex-deputado Arlindo Vargas; e os ex-prefeitos Balbo Teixeira - que surpreendentemente, foi vaiado em sua manifestação - e Rossano Gonçalves; a esteticista Jany Ferraz e a empresária Juliana Medeiros. O protesto terminou de forma pacífica e ordeira, com o recado de insatisfação a nível federal e municipal.